Pages

terça-feira, 22 de junho de 2010

Fátima Bezerra e o compromisso com a educação‏

Revista mostra compromisso de Fátima Bezerra com a educação
 As instalações dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRNs); a luta pela implementação do piso salarial dos professores, que teve a deputada Fátima Bezerra como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Piso; a relatoria do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB; e a transformação da Esam em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Estes são assuntos em destaque na revista “Compromisso com a Educaçã”, que a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) estará lançando nesta terça-feira, 22, às 10h, no Hotel Maine. Além dos assuntos em destaque,  a edição traz um balanço da atuação do mandato da deputada e do governo do presidente Lula na área da Educação.

Fátima Bezerra está concluindo o seu segundo mandato como deputada federal e tem seu nome inseparavelmente vinculado à história recente da educação potiguar. Ela começou a inscrever seu nome na história da educação do RN ainda como estudante, quando saiu da cidade de Nova Palmeira, no sertão paraibano, e veio para Natal dar continuidade aos estudos.

FORMADA EM PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lecionou em escolas da rede municipal e estadual. Foi uma das fundadoras, vice-presidente e presidente, da Associação dos Orientadores Educacionais; secretária-geral da Associação dos Professores, fundadora e presidente, por duas gestões, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte). É uma das fundadoras do Fórum Estadual dos Servidores Públicos.

A experiência no sindicalismo a credenciou Fátima Bezerra a ingressar na política, onde elegeu-se por duas vezes deputada estadual (1994-1998/1998-2002). Em 2002, juntamente com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República, Fátima foi a deputada federal mais votada no Rio Grande do Norte. Levou toda a sua experiência de oito anos como deputada estadual para a Câmara Federal, em Brasília.

NA CÂMARA DOS DEPUTADOS Fátima tornou-se membro titular da Comissão de Educação e Cultura, onde em 2006 chegou a ocupar a vice presidência. Foi relatora da Medida Provisória 339/06 que deu origem à Lei 11494/2007 que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação. Também foi relatora da Medida Provisória que criou o Fundeb.
Viabilizou recursos no Orçamento da União para garantir a reestruturação da UFRN: ampliação da estrutura física; reativação dos campi de Caicó, Currais Novos e Nova Cruz, além da reabertura do campus de Santa Cruz, desativado há 12 anos.
FÁTIMA É AUTORA DA EMENDA ao Plano Plurianual (PPA) 2003/2007, que criou e expandiu novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTs) para o RN. Atualmente o estado conta com 11 unidades e novas serão instaladas brevemente. A deputada também tem atuado junto ao Fundo Nacional de Educação (FNDE) para a efetivação de programas como o Proinfância, Água na Escola e Caminho da Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário