Pages

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Escolas estaduais vão receber reforço na segurança

Ação é fruto do programa "Ronda Escolar", lançado hoje (21) pelo governador Iberê Ferreira de Souza.image

As escolas da rede estadual da região metropolitana de Natal terão um reforço na segurança a partir de hoje (21). O projeto Ronda Escolar, que prevê o patrulhamento da área de entorno das escolas, foi lançado pelo governador Iberê Ferreira de Souza em solenidade na escola Dulce Wanderley, na Redinha, na manhã desta segunda-feira (21).
O projeto contará com efetivo exclusivo de 60 policiais e 15 viaturas, que reforçarão o policiamento das 7h às 22h30 nas áreas das escolas. O foco da iniciativa é prevenir a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, combater o uso de entorpecentes e conter grupos agressivos.

Para alcançar estes objetivos, o trabalho será feito com abordagens em torno das instituições e em locais onde há concentração de torcidas organizadas. Conforme divulgado, o patrulhamento também deve atender à própria comunidade.
Para orientar o trabalho dos policiais, já foi feito um mapeamento das áreas vulneráveis ao uso e comércio de drogas nos bairros de Natal, junto às gangues e torcidas. A ação resultou nos "Corredores Educacionais", que são as áreas onde estão instaladas a maioria das escolas particulares e públicas.

Neste sentido, diretores, educadores, líderes estudantis e um efetivo de 60 policiais militares da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas, estarão mais próximos, interagindo entre si para uma escola mais segura.

O Ronda Escolar será implantado nas áreas de atuação do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas. De caráter social e preventivo, o Programa desenvolvido no Rio Grande do Norte é destaque em todo o país. O trabalho é feito por policiais militares em salas de aula, uma vez por semana, durante quatro meses em média, em escolas públicas e privadas, para os alunos que estejam cursando o 5º ou 7º anos do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário