Pages

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

EMPARN presente na solenidade do Ministério da Agricultura e Pecuária

Estudos vão levar o RN e a PB à condição de zona livre da aftosa, com vacinação

O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), José Geraldo Medeiros da Silva, esteve presente na solenidade que autorizou a inclusão do Rio Grande do Norte e da Paraíba, em estudo de ampliação da zona livre de aftosa com vacinação. A assinatura da Instrução Normativa (IN) aconteceu na manhã da terça-feira (25), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, com as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, do secretário de Agricultura e Pecuária, Betinho Rosado e do ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro, entre outras autoridades.

A nova Instrução Normativa, prevista para ser publicada nesta quinta-feira (26), amplia a Zona Livre de Aftosa com vacinação para todo o Nordeste em breve. A IN revoga restrições sanitárias à febre aftosa ao incluir o Rio Grande do Norte e Paraíba no inquérito soroepidemiológico que está em andamento no Nordeste, ficando livre o trânsito de animais na região. A alteração do capítulo na Instrução Normativa 44, de outubro de 2007, revoga o item que trata sobre “...restringir o ingresso de animais vivos susceptíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos nos Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, classificados como BR-3 (médio risco) e envolvidos no inquérito soeepidemiológico para avaliação de circulação de vírus da febre aftosa...”.

O ministro também confirmou sua participação na abertura da 50ª Festa do Boi, no dia 11 de outubro, em Parnamirim. No leilão da EMPARN, no domingo, dia 14, dentro da programação da exposição, a empresa vai oferecer 40 lotes de animais de diversas raças e de alta linhagem genética, como acontece em todos os leilões. É uma contribuição da pesquisa para elevar o padrão da pecuária potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário