Pages

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Setores da pecuária estadual se preparam para mudança de regime da febre aftosa.


Em reunião, ainda foram abordados pontos referentes à Festa do Boi.
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (24), a Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (SAPE) tratou do tema da inclusão do Estado doRio Grande do Norte no Inquérito Soroepidemiológico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAPA). Com isto o Estado passará a condição de área livre da aftosa com vacina do seu rebanho bovino, o que passará a ocorrer após a assinatura do Ministro Mendes Ribeiro, do MAPA de uma Instrução Normativa Ministerial nesta terça-feira (25) em solenidade a ser realizada no Parque Aristófanes Fernandes e que deverá contar com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini.

A reunião foi dirigida pelo Secretário Betinho Rosado da SAPE, que acompanhado do Sr. José Teixeira de Souza Júnior, Presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), abordou também questões relacionadas à Festa do Boi de 2012, ano do seu 50º aniversário.
Entre os principais pontos referentes à Festa do Boi foi abordado o torneio leiteiro de bovinos zebuíno, europeu e misto, que está sendo pensado com um novo formato e melhores prêmios. A ANORC estará promovendo no dia 02 de outubro o lançamento oficial do mesmo, em solenidade que deverá contar com a presença dos diversos setores da pecuária estadual e da imprensa em geral.
Outro ponto está relacionado com o lançamento do Pró-genética, programa de melhoramento genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos voltado principalmente aos pequenos e médios pecuaristas. No Rio Grande do Norte tal programa deverá dar ênfase ao rebanho leiteiro. A EMPARN, que mantém rebanhos leiteiros de alto padrão genético deverá ser um dos suportes para o êxito de tal programa, conforme o pensamento de integrantes da ANORC.
Da EMPARN estiveram presentes à reunião José Geraldo Medeiros da Silva, Diretor Presidente, Guilherme Ferreira da Costa Lima, Coordenador de Pesquisa e Produção Animal, e Ezequias Viana de Moura, Gerente de Transferência de Tecnologias e Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário