Pages

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Campanha “Caminhos da ORL” é sucesso de público em Natal

DSC_0252Foram apenas três dias de evento e mais de 10 mil visitantes passaram pelo estacionamento da XVIII Feira de Ciência e Tecnologia da UFRN, para conhecer os órgãos infláveis gigantes da campanha “Caminhos da ORL”. Num passeio pela anatomia do ouvido, nariz, e garganta, os natalenses aproveitaram para tirar dúvidas sobre a prevenção e tratamento de doenças.  

A advogada Elissia Maia levou a família toda para conferir. “Já conhecia a exposição, mas é sempre muito interessante. As crianças ficam fascinadas e fica mais fácil explicar para elas a causa de doenças comuns na idade, como gripes e dor de ouvido”, diz.  

E o filho Davi Maia, de nove anos, aprovou o passeio.  “É legal, porque tem muita coisa para ler. Eu vi de perto como é a garganta e agora sei por que gritar deixa você rouco”, comenta empolgado o estudante.  

Na exposição, os visitantes também podiam testar como andava a saúde respiratória, através do “Jogo do Aroma”. Nele, tenta-se identificar, apenas com o olfato, dez cheiros diferentes escondidos em uma caixa surpresa.

“Eu não senti alguns cheiros, acho que por causa da minha alergia, e fiquei curiosa. Vou voltar ao médico, para saber por que isso ocorre”, conta a secretária Lucimar Costa.

O otorrinolaringologista Pedro Cavalcanti destaca a importância da iniciativa para a conscientização da população e divulgação da especialidade médica no Brasil, o segundo país com o maior índice de casos de câncer de laringe no mundo.

“São cerca de 15 mil casos por ano e mortalidade de aproximadamente 8 mil. E a falta de informação e demora em procurar um especialista, quando surgem os primeiros sintomas, ainda estão entre as principais causas da doença”, alerta.   

Natal foi uma das 17 cidades do país escolhidas para a montagem da exposição, promovida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL - CCF). Para a realização na capital potiguar, a campanha contou com o apoio da Sociedade Norteriogandense de Otorrinolaringologia e da ONG Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), que disponibilizaram especialistas para a orientação ao público.

“A cidade foi a 16° visitada e onde já esperávamos uma boa repercussão, pelo trabalho permanente de campanhas que é desenvolvido pelos profissionais e instituições locais”, destaca o presidente da ABORL - CCF, Marcelo Miguel Hueb.

A exposição itinerante “Caminhos da ORL” agora segue para Recife/PE, onde fica de 14 a 17 de novembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário