Pages

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Governadora consegue antecipar ações de enfretamento da calamidade na saúde

Reunião Técnica no Ministério da Saúde - Fotos Mariana Di Pietro (1) Em reunião técnica nesta quarta-feira (24) no Ministério da Saúde, em Brasília, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, conseguiu antecipar ações de um plano para o enfretamento de calamidade pública na saúde do estado. Acompanhada do secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino Vilella, e da secretária municipal de Natal de Saúde, Maria Joilca Moreira, a chefe do executivo potiguar fez um balanço das medidas já tomadas pelo governo para melhorar o atendimento de urgência e emergência no estado.

Dando enfoque à região metropolitana de Natal, Rosalba aproveitou o encontro para reafirmar seu compromisso em lutar para zerar as filas de cirurgia ortopédica, agilizar a construção do novo hospital de traumas da Região Metropolitana de Natal, manter em dia o abastecimento das necessidades básicas dos hospitais da rede pública estadual e colaborar na transformação dos hospitais regionais em centros de referência, em cidades como Pau dos Ferros, Caicó e Assu. “Não vamos desistir de colocar dentro da normalidade o atendimento de urgência e emergência do nosso estado. Convocaremos sempre que necessário o ministério da Saúde para nos ajudar a solucionar esses problemas”, desabafou.

Durante a reunião, o coordenador geral de Urgência e Emergência do RN, Luiz Roberto Fonseca, destacou a antecipação das cotas em relação ao custeio das UPAs na RMN. “Avançamos na UPA de Parnamirm, Extremoz e Macaíba. São unidades que já estão na fase de medições, restando uma última parcela para liberação dos recursos. Quando então elas entrarão em funcionamento, ampliando para mais de 600 pacientes atendidos por dia”, ressaltou.

Já o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, admitiu a fragilidade da situação atual, mas reconheceu o bom desempenho do governo potiguar no plano de ação para enfretamento da calamidade pública do RN. “O ministério da Saúde continuará presente regularmente no acompanhamento dessas ações. Por isso, já está agendada para próxima semana uma reunião com o Ministério Público do RN. Estamos tentando resolver com a maior brevidade os grandes problemas que impedem o bom funcionamento dos atendimentos de urgência e emergência em todo o Rio Grande do Norte, mas principalmente em Natal”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário