Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Empresa suíça viabiliza ginásio poliesportivo em Escola Estadual de Mãe Luíza

_EscolaO bairro de Mãe Luiza, em Natal, vai ganhar um novo equipamento de lazer voltado para a prática de esportes. O lançamento da obra do novo ginásio poliesportivo do bairro aconteceu na noite desta terça-feira (30), no pátio da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, onde será construído, e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

O projeto do novo equipamento foi apresentado pelo arquiteto Tomislav Dushanov, sócio da empresa suíça Herzog & de Meuron, que idealizou todo o espaço em parceria com a comunidade de Mãe Luíza e vai construí-lo dentro de um trabalho social. Em contrapartida, o Governo do Estado vai reformar e ampliar a Escola Estadual, que já possui um projeto próprio desenvolvido em consonância com o do ginásio e que será colocado em prática em 2013. A secretária de Estado da Educação e da Cultura (Seec), Betânia Ramalho, que participou do evento, disse estar vivenciando um projeto muito respeitoso e que foi elaborado pensando na comunidade.

“Mãe Luíza é uma comunidade que tem algo muito vivo e ainda há muito a se fazer aqui. Esse tipo de ação é o que faz a gente acreditar no poder da comunidade e da educação”, disse Betânia Ramalho, reforçando que a Seec vai entregar uma nova escola ao bairro.

Após a apresentação do projeto a autoridades e à comunidade – feita por Tomislav Dushanov –, a governadora Rosalba Ciarlini disse estar “encantada com o trabalho que está sendo feito, um trabalho de solidariedade, de irmãos. É uma obra de arte, a arte da vida, de irmãos”.

Segundo arquiteto Tomislav Dushanov, o projeto do ginásio poliesportivo de Mãe Luíza começou a ser feito em 2009 a partir de um estudo urbano do bairro e reuniões posteriores com a comunidade. O ponto de partida foi a estrutura já existente de um ginásio, que será adaptada para receber o novo equipamento esportivo. “Para a gente é muito importante que esse projeto seja motivo de muita troca e intercâmbio com as pessoas de Mãe Luíza”, disse, informando que a obra ficará pronta em um ano.

O escritório de arquitetura Herzog & de Meuron tem sede na cidade de Basileia, Suíça, e é o responsável por importantes projetos internacionais, como o Estádio Olímpico Ninho de Pássaro, que sediou competições dos Jogos Olímpicos 2008, em Pequim, China, e o estádio Allianz Arena, que foi palco de jogos da Copa do Mundo da Alemanha 2006 e está localizado na cidade de Munique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário