Pages

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sesed promove workshop sobre tecnologias não letais

Spark-aplicadaServidores da Justiça Federal, Marinha do Brasil, policiais federais, policiais militares, policiais civis, policiais rodoviários federais e guardas municipais de Natal participarão nesta quarta-feira (24) de um workshop sobre o uso de Tecnologias Não Letais (TNL). O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), acontecerá no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na avenida Doutor João Medeiros Filho, em frente à Área de Lazer do Panatis, às 9 horas.

As orientações serão repassadas pela Condor Não Letais, única empresa no Brasil autorizada a fabricar esses equipamentos. Serão transmitidas informações a respeito das novidades dessa tecnologia. Aspectos envolvidos no uso de armas não letais, bem como o conceito de uso gradativo da força e as normativas da Organização das Nações Unidas (ONU) também serão expostos.

Nas explanações, serão empregados cenários com alvos e manequins, para simular o uso de diversas armas não letais, incluindo a interação entre policiais e instrutores. Nas demonstrações, destaque para a utilização da Spark, dispositivo elétricosimilar à pistola Taser.

Quem falará sobre a parte teórica do workshop será o coronel Ricardo Soares, da reserva remunerada da PM carioca e gerente de Treinamento e Instrutor da Condor Não Letais.  O oficial atuou mais de 20 anos no Bope do Rio de Janeiro.

         Esse tipo de tecnologia (TNL) é o que há de mais moderno em uso pelas principais forças policiais do mundo e está de acordo com a filosofia da ONU, minimizando vítimas e garantindo pronta resposta a manutenção da lei e da ordem. 

         “Esse evento representa o esforço do Governo do Rio Grande do Norte em preparar seus policiais. Por meio da Sesed, as policias saem na frente, preparando os seus policiais para uso futuro dessas tecnologias” -  declarou o consultor da Condor Não Letais, Marden Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário