Natal,3 de março de 2015 - Os primeiros passos do programa Segundo Tempo (PST) começam a ser dados. Na última semana, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) promoveu a primeira reunião oficial do programa proveniente de uma parceria com o governo federal. O encontro reuniu coordenadores de núcleos e monitores com o secretário da pasta, Eduardo Machado, e o adjunto, Valdir Trindade, com o intuito de nortear as diretrizes do PST.
Durante a reunião o titular da SEL, Eduardo Machado, conversou com o grupo e reforçou a proposta de manter crianças e adolescentes inclusos nesse Programa com atividades que lhe darão formação não só para o esporte, mas para a vida. “É de suma importância que os nossos jovens se ocupem e fiquem longe de situações de vulnerabilidade social, para tanto, a Prefeitura, através da secretaria oferecerá todo suporte necessário para o sucesso deste Programa aqui no município do Natal, com a perspectiva é que nos dois anos de execução o PST vire uma realidade e que prospere para mais temporadas com uma premissa de um maior quantitativo de núcleos, com a finalidade de que mais bairros sejam favorecidos”, disse.
Já o coordenador do programa, André Pantoja, ressaltou a importância das ações do PST junta às comunidades atendidas. “O programa é um exemplo de ação concreta da aplicação do esporte para melhoria do desenvolvimento global dos seus participantes. Busca ocupar as crianças e adolescentes através de suas atividades esportivas, culturais e educativas, possibilitando a retirada dos mesmos da situação de risco em que se encontram expostas, evitando ainda o ingresso prematuro no mundo do trabalho infantil, a exploração infanto-juvenil, prostituição infantil, e também o contato com o uso e o tráfico de drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), gravidez na adolescência, analfabetismo e evasão escolar”.
O PST foi criado em 2003 pelo Ministério dos Esportes e já beneficiou mais de 3 milhões de jovens e adolescentes, entre 6 e 17 anos, em todo o país, e chega na capital potiguar com 16 núcleos instalados nas quatro regiões da cidade, sendo eles: Cidade da Esperança, Cidade Satélite, Dom Bosco, E. M. Carlos Belo Moreno, ginásio Nélio Dias, Nordelândia, Mãe Luiza (com duas unidades), Passo da Pátria, Potilândia, Quintas, Rocas, Santa Catarina, Vila de Ponta Negra, Parque das Dunas e Caic, o que vai favorecer em torno de 2 mil jovens e adolescentes da cidade do Natal. As atividades do programa estão previstas para começar em abril deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário