Pages

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval 2011: Cosern alerta para cuidados com a rede elétrica

Após acidente em MG a companhia lanço uma cartilha, onde seguem dicas para curtir o carnaval com segurança.

Após o acidente que aconteceu no último dia (27) no município de Bandeira do Sul, em Minas Gerais, onde um fio de alta tensão se partiu caindo em cima do trio matando 15 pessoas e ferindo 55 de acordo com informações da Polícia Militar/MG. Para prevenir situações como esta a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) repassou algumas dicas para quem quer curtir o carnaval com segurança.

De acordo com as informações da assessoria da companhia o que acusou o acidente foi uma serpentina metalizada que, ao arremessada sobre a rede elétrica, causou um curto-circuito e, consequentemente, o rompimento do cabo de energia que caiu sobre o público.

Assim a empresa orienta a realização de festas com trios elétricos e carros alegóricos devem ser realizadas em locais que permitam uma distância segura da rede elétrica e que a população não deve jogar nenhum objeto sobre os fios de energia, inclusive água.

Outro ponto exigido para a realização do evento é de que somente aqueles veículos devidamente liberados pela Cosern e autorizados pelos poderes públicos competentes circularão nos eventos, onde eles farão o percurso nos trajetos previamente estabelecidos e autorizados. Desta forma serão preservadas as condições de segurança dos foliões, da população e das próprias instalações elétricas.

Ainda com relação à circulação desses veículos, cabe esclarecer que o uso de quaisquer instrumentos para elevar a rede elétrica de forma a permitir a sua passagem, constitui-se em prática de elevadíssimo risco para as pessoas e para as instalações elétricas, sendo terminantemente proibido.

E também temos alguns pequenos detalhes poucos percebidos, porém, merecem mais atenção, pois podem se tornar grandes problemas. O primeiro deles é relacionado aos paredões de som, que no mesmo tempo que animam os foliões com músicas de todos os estilos, podem ser palco de um grave acidente. Não raramente se vê pessoas mais empolgadas subindo em cima deles para dançar e brincar das mais diversas formas. Evite fazer algo semelhante, além de uma queda fatal, você corre o risco de tocar em fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque.

Foto: Reprodução

Evite também dançar sobre carros de som, trios elétricos ou qualquer local inapropriado, com os pés descalços e com o corpo molhado, depois de tomar banho de piscina ou de mar, o lembrete é dobrado porque o risco de choque é maior, tendo em vista que a água é um bom condutor de energia elétrica.

Outra dica é tomar cuidado com tudo que precisa de energia elétrica para funcionar. Ventilador, geladeira, microondas, forno elétrico, aparelho de som, sanduicheira são alguns dos equipamentos e aparelhos que precisam ser manuseados de forma responsável.

Procure não sobrecarregar um benjamim ou um “T”, pois este pode trazer sérios danos para a família. Ele concentra num ponto só a intensidade de correntes muito elevadas, que podem provocar um aquecimento, chegar ao ponto do derretimento do “T” e causar um princípio de incêndio. Além disso, sendo um ponto quente, ele automaticamente aumenta o consumo de energia. Ou seja, significa desperdício, já que a energia é transformada em calor sem nenhuma utilidade.

Não monte andaimes, palcos ou estruturas metálicas embaixo de redes elétricas. Qualquer contato com um fio, mesmo que indiretamente, pode ser grave. Ao receber uma descarga elétrica de alta tensão, uma pessoa tem grandes chances de não sobreviver ao choque.

Vale lembrar também para nunca manusear nem tentar fazer algum tipo de improviso com instalações elétricas. As ligações clandestinas causam acidentes, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia. O ideal é sempre procurar um profissional qualificado e a autorização para o serviço.

E para encerrar lembre sempre de tomar cuidado em casa antes mesmo de viajar. Verifique se todos os aparelhos de casa estão desligados da tomada. Além de economizar energia, muitos costumam ficar no modo “stand by”, que é responsável por até 25% do consumo. Evite qualquer imprevisto que possa acontecer, como um curto-circuito capaz de causar um princípio de incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário