Pages

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Autoridades debatem em audiência como ficará abastecimento de Jardim do Seridó

20151126_104847A Câmara Municipal de Vereadores promoveu nesta quinta-feira, dia 26, uma audiência pública para debater em regime de urgência, as providências necessárias para a continuidade do abastecimento de água em Jardim do Seridó. A princípio, a pauta discutiria sobre a iminência de se enfrentar um colapso total, o que foi confirmado logo de início pela CAERN e a audiência tomou outro rumo, dada a gravidade da situação.

Estiveram presentes o presidente do Poder Legislativo, Iron Júnior; prefeito municipal, Padre Jocimar Dantas; promotor de Justiça, Dr. Glaucio Garcia; coordenadora do CAOP Cidadania, Dra. Iveluska Lemos, vereadores, secretários municipais, igrejas (católica e evangélica), representantes de associações rurais, sindicato dos trabalhadores, além da sociedade civil e organizada. Todos preocupados com a situação hídrica do município.

Após os debates das autoridades com a população ficou decidido que a água dos poços do Catururé não será colocada na tubulação da CAERN. Primeiro por uma questão de logística, pois essa água só chegaria a 30% da população e segundo pela grande quantidade de sulfato ferroso. “Além de ser altamente imprópria para o consumo humano, essa água poderia danificar a tubulação existente. Porém, o Ministério Público nunca se posicionou contrário à canalização, mas era preciso saber quem assumiria essa responsabilidade”, destacou Dr. Glaucio Garcia.

Na ocasião, ainda foi definido que a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó será a responsável pela instalação mais chafarizes nos bairros da cidade e aumentar o número de carros pipas para a distribuição da água, como também a partir de agora colocar a disposição da população, a água potável para o consumo humano. “O município já vem fazendo a sua parte, mas para enfrentar essa situação será preciso a união de todos, independente de bandeira política e principalmente, do Governo do Estado”, declarou Padre Jocimar.

Por fim, o representante do Ministério Público, Gláucio Pinto Garcia agendou para a próxima segunda-feira (30), a partir das 9 horas da manhã na Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte em Natal, uma audiência com a presença do diretor presidente da CAERN, Marcelo Toscano; representante da Defesa Civil Estadual, presidente da Câmara Municipal, Iron Júnior e o prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas, para definir a participação orçamentária de cada ente federado (União, Estado e Município) no abastecimento d’água da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário