Pages

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Garibaldi Alves: Previdência precisa de reformas profundas para evitar 'quadro tenebroso'‏

Plenário do SenadoO senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) apontou nesta terça-feira (17) a necessidade de profundas reformas na Previdência de modo a evitar um quadro “tenebroso” no futuro.

Ele alertou para a gravidade do problema previdenciário e cobrou coragem para enfrentá-lo: ele condenou a resistências às mudanças no Legislativo e manifestou dúvida sobre se o atual governo seria capaz de promover as reformas necessárias.

Garibaldi manifestou em Plenário preocupação com o desequilíbrio do Regime Geral da Previdência Social, cujo déficit atingiu R$ 56 bilhões em 2014 e aumenta a cada ano.

O senador observou que a Previdência atravessa dificuldade porque a expectativa de vida tem tendência de alta e a taxa de natalidade diminui, o que reduz o número de contribuintes por beneficiário.

— Não podemos negar a dura realidade de que a Previdência está — isso é uma verdade absoluta — sugando recursos que poderiam alimentar outras políticas públicas, destinadas a grupos sociais até mais vulneráveis — afirmou.

O senador sublinhou que o envelhecimento da população é um fenômeno mundial, mas a situação no Brasil é agravada pela falta de uma idade mínima para aposentadoria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: