Pages

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Prefeito Batata participa de reunião com catadores de materiais recicláveis

Nesta quinta-feira (02), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, se reuniu com representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó (ASCAMARCA), a coordenadora da Cáritas Diocesana, Fabiana Silva, a gestora ambiental Paula Salmana, o padre Ivanoff da Costa Pereira e empresários do setor de reciclagem. O encontro foi articulado pela Cáritas, para que a gestão municipal pudesse ouvir os catadores que estão trabalhando no lixão e aqueles que fazem parte da ASCAMARCA.

O prefeito Batata destacou que a reunião foi bastante proveitosa e houve avanços, pois já foram atendidos alguns pleitos dos catadores e o Poder Executivo será um parceiro no tocante ao trabalho realizado nesta área de resíduos sólidos. Também foi discutido o convênio que existe entre o Município e a ASCAMARCA, para que este seja renovado.  “O convênio tem validade até 31 de março. Foi apresentada uma proposta da associação para renovação e uma necessidade de ampliação da ASCAMARCA, para dar suporte e condições necessárias para a entrada de novos catadores. As pessoas que estão trabalhando no lixão teriam prioridade”, disse a gestora ambiental Paula Salmana.

Ainda na reunião, os representantes do lixão puderam expor as condições de estarem trabalhando numa situação de insalubridade, pelo fato da enorme quantidade de material reciclável que chega ao local. Os catadores que estão no lixão têm até o dia 15 de fevereiro para desocupar a área. O Município vai se reunir com o Ministério Público, a fim de negociar prazos que já estão vencidos no TAC existente sobre a desocupação.

Paula Salmana destacou que é importante que o Município possa criar um programa de educação ambiental e a secretaria de Meio Ambiente já se comprometeu a desenvolver o referido projeto.

Nenhum comentário: