Pages

sábado, 24 de setembro de 2011

AGRIPINO PRESTIGIA POSSE DO JORNALISTA MERVAL PEREIRA NA ABL

O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino,participou da solenidade de posse do jornalista Merval Pereira na AcademiaBrasileira de Letras (ABL) na noite desta sexta-feira (23). Em cerimôniarealizada na sede da instituição, no centro do Rio de Janeiro, o senadorpotiguar acompanhou o colunista de O Globo assumir a cadeira de número 31,sucedendo o escritor Moacyr Scliar, morto em fevereiro deste ano.

O discurso de boas vindas ao novo imortal foi feito peloacadêmico Eduardo Portella, que enfatizou a importância do trabalho dojornalista no atual contexto político brasileiro.

- É importante distinguir a consciência moral da bravata. OMerval é uma pessoa que pratica a denúncia tranquila, na qual o vigor moral seimpõe por ele mesmo, dispensando os adjetivos exaltados, avaliou Portella.

Ao citar José Agripino, Portella enalteceu a postura doparlamentar norte-rio-grandense, a quem chamou de “baluarte da resistênciademocrática”, referindo-se ao papel de Agripino no Congresso Nacional comooposicionista.

Na ABL, criada por Machado de Assis há 114 anos, Agripinocompôs a mesa principal ao lado do ministro do STF, Carlos Ayres Britto; docolega senador Lindbergh Farias (PT-RJ); do presidente do Congresso eAcadêmico, José Sarney, e do presidente da ABL, Marcos Vilaça.

Além de destacar a relevante história do jornalista MoacyrScliar, Merval ressaltou em seu discurso a liberdade de imprensa e aimportância da instituição. “Agora faço parte de uma Casa cujo propósito éaquele que busquei a vida inteira, com meu ofício: produzir conhecimento edifundi-lo, para o bem de nosso país”, de nossa cultura.

Entre literários e jornalistas, também estavam presentes nacerimônia os vice-presidentes das organizações Globo, José Roberto Marinho eJoão Roberto Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário