Pages

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CRUZ VERMELHA FORMA NOVOS VOLUNTÁRIOS PARA O RN

_CarmemA filial da Cruz Vermelha Brasileira no Rio Grande do Norte realizou neste sábado, 24, o primeiro curso de Formação Básica Institucional (FBI) para novos voluntários da instituição. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes ao encontro, que aconteceu no auditório da UnP – unidade Floriano Peixoto. O curso foi ministrado pela presidente da filial potiguar, Francisca Montenegro, e pela presidente da CVB filial do Maranhão, professora Carmem Serra.

Convidada pela filial do Rio Grande do Norte, a professora Carmem Serra, que também representa o órgão central, iniciou o curso destacando a força da instituição e a representatividade da Cruz Vermelha no mundo. Ela enfatizou a presença do órgão nas ações realizadas em diversas zonas de conflito pelo mundo auxiliando o atendimento de pessoas.

Na sequência, a presidente da Cruz Vermelha no RN, Francisca Montenegro, fez um breve histórico sobre a centenária instituição e enfatizou a importância das pessoas que estiveram presentes ao curso de Formação. Francisca destacou as ações de um voluntário e apresentou os Direitos e Deveres, além dos procedimentos de uma pessoa que se torna voluntária da Cruz Vermelha. “Ser voluntário é um gesto de amor ao próximo. É uma atitude que dignifica”, disse.

A presidente também ressaltou a importância do curso de FBI. “Para ser voluntário é necessário que se faça o curso de Formação. É importante pois é a partir dele (o curso) que a pessoa fica por dentro de como funciona a Cruz Vermelha. Esta foi a primeira de inúmeras turmas que pretendemos formar aqui no Rio Grande do Norte”, destacou a presidente.

Novos voluntários

Voluntária desde julho deste ano a estudante do curso de Enfermagem da UFRN Stefani Barichello também estava fazendo o seu primeiro curso e falou sobre o sentimento de se tornar uma voluntária. “Ser voluntária é a possibilidade de ajudar ao próximo. E a Cruz Vermelha está me dando esta oportunidade. Estou satisfeita”, enfatizou a estudante.

Após tomar conhecimento da realização do curso, o Técnico e Operador de caldeira Erivaldo Queiroz, de 47 anos, fez questão de participar da formação dos primeiros voluntários de 2011. “Na minha concepção, existem coisas que tornam uma pessoa melhor e uma delas é a caridade, através do voluntariado. Fiquei sabendo deste curso e fiz questão de participar por entender o trabalho sério desenvolvido pela Cruz Vermelha”, destacou.

Ação social

Antes de se tornarem voluntários certificados da Cruz Vermelha Brasileira, os participantes do curso de Formação Básica contribuíram com vidros de café solúvel vazio e um quilo de alimento não perecível. Os vidros serão destinados ao programa de aleitamento materno da Maternidade de Parnamirim e os alimentos arrecadados serão doados a Instituição Brisa do Mar, que foi escolhida através de votação entre os voluntários. Os 80 voluntários receberam o certificado das mãos da presidente da filial do RN, Francisca Montenegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário