Pages

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Governo do RN retoma discussões sobre reivindicações do Movimento Sem Terra

Nesta terça-feira (20), o Governo do RN, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), realizou uma reunião com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para discutir uma pauta de reivindicações da categoria.

Os membros do movimento apresentaram, dentre outros pontos, questões ligadas à educação, intervenção do Estado junto ao Governo Federal para agilizar assistências técnicas, intervenção policial em áreas de conflito da reforma agrária, infraestrutura para assentamentos e perfuração de poços em cidades afetadas pela estiagem.

Para o secretário titular da Seara, Rodrigo Fernandes, “a reunião foi bastante proveitosa. Com o consenso do movimento, todos os tópicos em pauta serão sanados”, disse o secretário. Rodrigo Fernandes também ressaltou que a governadora Rosalba Ciarlini está aberta para discutir os diversos assuntos apresentados pelo movimento. “Mediante as possibilidades do Governo do Estado iremos levar as discussões até um desfecho favorável para ambas as partes”, destacou Fernandes.

Na ocasião ficou acordado que todas as reivindicações serão atendidas, sendo uma parte ainda este ano e o restante no início de fevereiro de 2013, que é quando a categoria terá nova reunião com o Governo do RN.

Segundo um dos responsáveis do MST no Estado, David Silva do Nascimento, a pauta é antiga e o movimento tem abrangência nacional. “Dentro da Jornada Nacional de Luta Pela Reforma Agrária, tivemos uma abertura muito boa junto ao Governo do RN. Podemos dizer que a negociação foi muito proveitosa, atingimos 85% da pauta com datas estabelecidas, e pessoas responsáveis para dar andamento aos acordos que foram estabelecidos”.

A reunião, contou com a presença do secretário de recursos hídricos, Gilberto Jales, representantes da Polícia Militar, da Secretaria de Educação (SEEC), da Agricultura (SAPE), e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário