Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Enquanto a adutora não chega os carros-pipas tomam conta de Carnaúba dos Dantas‏

ImageProxyA seca que assola nosso sertão já é considerada por muitos como uma das maiores das últimas cinco décadas. Gado morrendo por não ter o que comer não é difícil de encontrar pelas entranhas da zona rural; e o nosso sertanejo agoniado por não conseguir manter o alimento básico da sua criação pede a Deus que envie a sagrada chuva. "Se não chover até março o gado desparecerá de vez" é o assunto mais comentado hoje pelo homem do campo.

Para amenizar a falta de água na zona rural, a prefeitura municipal recorreu ao Exército Brasileiro que mantem há maios de três meses carros-pipas que abastecem de água potável evitando assim que o homem saia do seu lugar e venha buscar recursos na cidade ou em outros lugares da região. Além da zona rural, parte da zona urbana já vem sendo beneficiada com a água do governo federal.

Na zona urbana de Carnaúba dos Dantas as coisas começam a piorar. 

A CAERN, que nunca atendeu mais que 70% da população nos tempos bons, oferece uma água que já não é das melhores, com cor escura e apresentando um cheiro forte, isso sem falar no Açude Monte Alegre, que dá sinais claros que vai secar até início de 2013.

A população local está recorrendo ao carro-pipa ao preço médio de R$ 40,00 (quarenta reais) que já tomou conta do cenário das ruas da cidade. Mas, nem todo mundo tem condições de pagar pelo carro-pipa. Do jeito que vai, e senão chover, o Exercito vai ser acionado para também cobrir e atender com água a zona urbana por completo.

A adutora – que prevê a captação de água do Açude Boqueirão (Parelhas) para a cidade de Carnaúba dos Dantas - foi iniciada em 2010 (nos governos Iberê e Wilma) e paralisada em fevereiro de 2011 por Rosalba, que já sinalizou a retomada dos serviços. Infelizmente, os serviços da adutora se prolongarão por no mínimo mais dois anos, é o que diz a placa recém-colocada, e caso São José (o santo das chuvas) não atenda o clamor da população a labuta do povo por água continuará.

Enquanto isso, ao povo não cabe outra coisa senão orar e muito a Deus e aos santos protetores para que rasguem o nosso solo seco de muita chuva, que, do contrário, muito sofrimento pela falta do precioso líquido ainda passará a comunidade de Carnaúba dos Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário