Pages

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

NOTA À IMPRENSA - DEMOCRATAS‏

Operação Porto Seguro: Democratas quer ouvir Rosemary Noronha

De acordo com Agripino, a convocação da apadrinhada do ex-presidente Lula se impõe diante das denúncias

O Democratas vai convocar a ex-chefe de gabinete da representação do governo federal em São Paulo, Rosemary Noronha, demitida pela presidente Dilma Rousseff, para dar explicações ao Congresso Nacional. De acordo com o líder do partido no Senado, José Agripino (RN), a convocação de Rosemary se impõe diante das denúncias. Segundo a Operação Porto Seguro deflagrada nesse final de semana pela Polícia Federal, a ex-secretária de José Dirceu e apadrinhada do ex-presidente Lula, diretores de agências reguladoras e até mesmo o número dois da Advocacia-Geral da União, José Weber Holanda, são acusados de fazerem parte de um esquema de corrupção em agências reguladoras e órgãos federais.

“Essa senhora precisa vir ao Congresso para explicar em nome de quem ela tinha poder para, por exemplo, fazer sugestão de indicação de pessoas que vinham ao Senado e que, rejeitadas, conseguiam ser aprovadas”, afirmou o também presidente nacional do Democratas, José Agripino, referindo à indicação do diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira, em 2009. Vieira – que teve como padrinhos o então presidente Lula; sua secretária particular em São Paulo, Rosemary Noronha; e o ex-ministro José Dirceu - teve sua indicação rejeitada em duas votações pelo Senado.

Na época, o Palácio do Planalto não aceitou a decisão do Senado, articulou e colocou a indicação novamente em apreciação. Vieira teve o nome aprovado para dirigir a agência como queriam seus padrinhos. Nesse final de semana, além do diretor da ANA, foi afastado do cargo seu irmão Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Portuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os irmãos Vieira haviam sido indicados por Rosemary Noronha.

“A Operação Porto Seguro é o mais novo escândalo do PT, que mostra que a intimidade que vem de um governo de quatro anos atrás, continua a produzir efeitos sobre o atual governo”, ressaltou Agripino. “São os governos do PT produzindo escândalos. Não fora a ação da PF, aquilo que se produzia há quatro anos e continua sendo produzido agora, iria continuar lesando os cofres públicos e os interesses do povo do Brasil. Ainda bem que a Polícia Federal agiu e desmantelou mais uma quadrilha”, ressaltou Agripino.

Operação Porto Seguro

Nessa sexta-feira (23), a Polícia Federal prendeu seis pessoas e indiciou mais 12, acusadas de participação em um esquema de fraudes de pareceres técnicos em agências reguladoras e órgãos federais, em operação realizada em São Paulo e Brasília. Rosemary Noronha é acusada de tráfico de influências e de agir junto aos diretores da ANA e da Anac para favorecer empresas. Em troca, Rosemary receberia agrados, como viagens e até camarotes em carnaval. Foram presos ainda três advogados e um empresário. Entre os 18 indiciados, estão José Weber Holanda Alves, o segundo da Advocacia-Geral da União (AGU), e o ex-senador Gilberto Miranda Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário