Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte aborda potencial pesqueiro do Estado

Controlador Anselmo Carvalho participa de evento sobre aquicultura e pesca  - Elisa ElsieO Controlador Geral do Estado, Anselmo Carvalho, representou a governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta segunda-feira (19), no Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, no auditório da Fiern. O tema discutido foi pesca, aquicultura e carcinicultura.

Durante a abertura do evento, Anselmo Carvalho ressaltou a importância do pescado para o desenvolvimento econômico do Estado. “O Rio Grande do Norte tem uma grande potencialidade nessa área e é sempre importante investir, dando melhores condições para os pescadores”, disse o Controlador Geral.

O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, também esteve presente no Seminário e falou do importante lugar que o Rio Grande do Norte ocupa na produção de pescado com potencial para exportação. “O RN está, atualmente, na 10ª posição em relação à produção anual. Isso é algo muito importante e o Ministério da Previdência Social conseguiu estabelecer uma aposentadoria especial para os pescadores artesanais”, afirmou Garibaldi Alves Filho.

Na ocasião, o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores, Abraão Lincoln, lembrou que o Governo do RN já conta com 14 licenças para o cultivo de peixes em águas públicas do Estado. “As 13 licenças são destinadas à barragem de Umarí, no município de Upanema, e uma para São Paulo do Potengi. Nosso objetivo é estimular o aumento da produção e continuar dando condições do pescador se manter nesse trabalho”, explicou.

Ainda no seminário, foi assinado um convênio entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), representado pelo Ministro Marcelo Crivella, e a UFRN, representada pela reitora Ângela Paiva Cruz, para viabilizar a capacitação do pescado no Estado.

Na palestra, o Ministro Marcelo Crivella falou das políticas do MPA para o desenvolvimento da aqüicultura com ênfase na carcinicultura brasileira, como o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que destinará R$ 4,1 bilhões em crédito e investimento nessa área. “O pescado é um motor de desenvolvimento para o RN e para o país. Dentro dessa produção temos a garantia de segurança alimentar e também a inclusão produtiva para todos os produtores, em especial para o pequeno produtor”, disse o Ministro.

Participaram ainda do evento pela manhã, o presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo, e o presidente da FECOMERCIO/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário