Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Crise deflagrada no setor de obstetrícia de Caicó: Domingo sem médico de plantão no Hospital do Seridó

A gestante que recorrer ao Hospital do Seridó neste domingo (18) em Caicó vai se deparar com o plantão obstétrico sem médico. Se houver qualquer complicação durante o parto, como as enfermeiras e parteiras, nem sempre estão preparadas para situação de risco, tanto a vida da criança como da mãe estão correndo perigo.

A informação da falta de médico no plantão foi confirmada pelo Conselho Municipal de Saúde, através da visita do seu presidente, José Procópio de Lucena. De um lado, tanto a direção da Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, como a Prefeitura de Caicó apontam a escassez de profissionais médicos, como o principal problema da crise. “O Hospital e o Município dizem que tem dinheiro para pagar plantões, não conseguem é arranjar médicos disponíveis para ficar na escala”, disse Procópio. Versão essa rebatida por um profissional médico ouvido pelo Blog. “Se o município tivesse nadando em dinheiro, não pagaria uma quantia vergonhosa de 700 reais para um plantão de 24 horas. Em Patos (PB), o obstetra recebe dois mil e quinhentos reais pelo mesmo plantão”, rebateu.

Com o recente afastamento de Valdemar Araújo, o Hospital do Seridó passou a contar com apenas três obstetras, que são Maria Inês, Elísio Galvão e Francimar, que estão tendo que acumular plantões de 72 horas, para garantir o funcionamento diário do plantão. Alguns médicos defendem a inclusão de profissionais enfermeiras, de nível superior na função de obstetras, já que médicos não se sentem atraídos para o plantão. “Profissional de nível superior médico é quase impossível, porque ninguém quer vir. Temos as profissionais enfermeiras, de nível superior, que são obstetras, elas poderiam, não ocupar o lugar dos médicos, mas o lugar delas, que tem residências em obstetrícias. Se não tem profissional médico, é providenciar que essas enfermeiras cubram os plantões. Sem contar que ninguém quer sair de casa para operar, e ganhar 20 reais, que é o que o SUS paga”, disse um deles.

A ausência de médicos no plantão já provocou duas situações complicadas neste final de semana. Na sexta-feira uma paciente com eclampsia, teve que ser transferida para Natal, e durante todo o percurso deu várias convulsões. Já neste domingo (18), pela manhã outra paciente, com seis centímetros de dilatação foi encaminhada para Currais Novos hoje, e o parto, provavelmente foi feito ou em Acari, ou em Currais Novos. Enquanto isso, o domingo continua sem médico de plantão.

Por MarcosDantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário