Pages

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

EMPARN analisa parceria para sua rede de monitoramento

RN deverá ganhar um radar para melhorar suas análises meteorológicas

A diretoria da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) esteve reunida na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Empresa no Jiqui, com uma equipe de meteorologistas e com o hidrólogo Javier Tomasella, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado à Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo da reunião foi discutir uma parceria para investimentos futuros visando a melhoria das análises climáticas no Estado.

Estão sendo discutidos detalhes de um Termo de Cooperação a ser assinado futuramente. Entre os investimentos está prevista a instalação de um radar com um raio de alcance de 160 quilômetros, como já existe em vários estados do Nordeste. Com a parceria, o Rio Grande do Norte ganha mais um serviço – o de monitoramento de desastres naturais. Javier Tomasella disse que, como técnico, reconhece o importante trabalho da meteorologia da EMPARN e, por isso, procurou a Empresa para propor a parceria. 

Rebanho Pardo-Suíço da EMPARN é premiado na EXPOECE 2012

Na sua última participação em exposições agropecuárias em 2012, atendendo convite da Associação de Criadores do Estado do Ceará, exemplares do rebanho Pardo-Suíço da EMPARN do Centro Vocacional Tecnológico de Bovinocultura de Leite, unidade de Cruzeta, participaram do julgamento da raça na 58º EXPOECE – Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará, ocorrido no dia 21 de novembro, em Fortaleza.

No julgamento, conduzido pelo Dr. Paulo Helder, a EMPARN conquistou o título de “Melhor Expositor”, com animais premiados em diversas categorias.

Na oportunidade, o Coordenador de Produção Animal da EMPARN, pesquisador Guilherme Ferreira da Costa Lima, participou de reunião com o Presidente da Associação de Criadores do Ceará e com selecionadores da raça Pardo-Suíça naquele estado, na tentativa de estabelecer parcerias com vista à participação de selecionadores potiguares e cearenses nas exposições a serem realizadas nos dois estados em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário