Pages

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Açude "Antônio Vaqueiro" é inaugurado em Cruzeta

Açude Antonio Vaqueiro_Demis Roussos (2)A governadora Rosalba Ciarlini esteve na manhã desta segunda-feira (17) em Cruzeta, onde participou da inauguração do Açude “Antônio Vaqueiro”, construído dentro da Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). “Apesar de estarmos na maior seca dos últimos 50 anos, o Estado está fazendo obras para combater e ajudar nesse período de estiagem. Hoje estamos realizando um sonho de mais de 10 anos, que é o de entregar o açude da Emparn”, disse a Governadora, lembrando que a obra foi planejada na década de 1930, mas nunca executada.

Construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e da Embrapa, a obra, executada pela construtora Renova Construções, custou R$ 1,2 milhão e tem grande importância para o desenvolvimento de pesquisas agrícolas e pecuárias. Na ocasião, a Governadora assistiu a uma palestra sobre o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Emparn e que conta com o apoio do Banco do Nordeste. Rosalba conheceu mais sobre as Tecnologias de Convivência com a Seca que auxiliam na alimentação de ruminantes, como o secador solar de fenos triturados, palma forrageira irrigada, sorgo ponta negra para silagem, ração de caju e xiquexique cardeiro.

“Todos nós que somos do semiárido sabemos do sofrimento que é enfrentar uma estiagem. Precisamos de coisas novas, não existe caminho do desenvolvimento sem inovação”, disse a Governadora se referindo ao trabalho desenvolvido na Estação Experimental da Emparn, que pode garantir alimentação para o rebanho potiguar independente do apoio do Governo Federal.

Rosalba Ciarlini participou do descerramento da placa inaugural do açude e acompanhou a bênção feita pelo Pe. Erivan, de Cruzeta. O Açude "Antônio Vaqueiro" recebeu esse nome em homenagem ao vaqueiro que por longos anos residiu na Base Experimental da Emparn, terá capacidade para armazenar mais de 1,1 milhão de metros cúbicos d'água, com uma parede de 350 metros de extensão.

Participaram também do evento o presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros da Silva e o diretores, Flamarion Oliveira e Amilton Gurgel; do Idema, Gustavo Szilagy; da Caern, Yure Pinto; e do Ipem, Carlson Gomes; os secretários de Estado da Seara, Rodrigo Fernandes; da Semarh, Gilberto Jales; e da Sape, José Simplício; além do prefeito de Cruzeta, José Salin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário