Pages

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Hospital de Trauma de Natal terá licitação até março de 2013 e funcionamento previsto para maio de 2014

Projeto do Novo Hospital é lançado -  Obery Rodrigues - Elisa ElsieO Hospital de Trauma de Natal é mais uma meta conquistada do Plano de Ações para os setores de Urgência e Emergência na Saúde do RN, em andamento deste o decreto de calamidade pública na saúde. “O Hospital de Trauma de Natal, na Zona Oeste, trará uma perspectiva inteiramente nova para a rede hospitalar do Estado”, disse a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, durante a apresentação do estudo para a construção do Hospital de Trauma de Natal, no final da manhã desta terça-feira (18), no Auditório da Governadoria.

Com o crescimento da Região Metropolitana de Natal e a necessidade da construção de um novo hospital há mais 20 anos, o grande problema que a Saúde Pública Estadual enfrenta no dia a dia é o trauma. Na Região Metropolitana de Natal, que concentra 42% da nossa população, essa resposta é dada pelo Walfredo Gurgel e pelo Deoclécio Marques de Lucena. Quando o Walfredo Gurgel foi construído (1971), e entrou em operação (1973), quase quatro décadas atrás, Natal não tinha metade da população que tem hoje. Atualmente, a Grande Natal tem 1 milhão e 200 mil habitantes.

“Com este novo hospital de Natal estamos apresentando a solução para o problema”, disse Rosalba Ciarlini, salientando que a preocupação dos técnicos da área de saúde do Governo é em um curto espaço de tempo, após a licitação, já colocar em funcionamento a 1ª etapa do hospital. O que deve ocorrer em um ano. A governadora Rosalba Ciarlini ainda complementou que essa obra é uma promessa de campanha e que vai melhorar a assistência à população, com uma unidade hospitalar totalmente SUS. “Esse projeto é muito importante e será um grande avanço para o Rio Grande do Norte”, afirmou.

PARCERIA - De acordo com Obery Rodrigues, Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças e presidente do Conselho Gestor de Parceria Público Privada do Governo do RN, o hospital será concebido no formato de Parceria Público Privada (PPP), e previsto no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), lançado em agosto deste ano. Obery Rodrigues destacou que todo o procedimento vem seguindo o cronograma estabelecido em edital e, agora, os técnicos do Governo do Estado terão até o início da segunda quinzena de janeiro de 2013 para avaliar as condições econômicas e financeiras do estudo feito pela Andrade Gutierrez.

Passado esse período, dará início aos procedimentos de consulta pública e, em seguida, o processo de licitação, até ser divulgada a empresa vencedora em todos os pré-requisitos e critérios exigidos pela lei. Assim, com todas as etapas concluídas, o Governo espera abrir o processo de concorrência pública em março de 2013 e, logo em seguida, iniciando as obras do novo Hospital em maio de 2013, com a primeira etapa prevista para maio de 2014.

De acordo com o Diretor para a região Nordeste da Andrade Gutierrez, Régis Rafael Tavares, o diferencial desse projeto é a Parceria Público Privada (PPP). “O Estado tem buscado no parceiro privado o braço de investimento para a construção da infraestrutura e disponibilização dos meios para o funcionamento da unidade”, disse.

Para o Secretário de Estado da Saúde Pública (SESAP), Isaú Gerino Vilela, esse período do Plano de Ações para os setores de Urgência e Emergência na Saúde do RN tem sido de investimentos em toda a Rede Hospitalar. “Hoje temos 16 unidades passado por reformas e ampliações. Há o aumento da cobertura do SAMU Metropolitano no RN que passou de 42% para 71%. Agora, a construção de um novo hospital trará um reforço significativo à rede, com uma estrutura moderna, para oferecermos um atendimento digno à população que procura nossos serviços”, afirmou Isaú Gerino Vilela.

DETALHES - O Hospital de Trauma de Natal será construído na Zona Oeste de Natal. A Unidade Hospitalar será especializada em Traumatologia adulto e infantil, ortopedia, neurologia e doenças cardiovasculares. Dividindo a demanda existente em trauma-ortopedia, com os hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

Inicialmente, em seu perfil estão previstos 222 leitos de internação, 60 leitos de UTI, 12 leitos de estabilização, 15 leitos de Hospital Dia e 10 salas de cirurgias. O novo hospital fará parte da Rede Hospitalar do Estado.

Veja a maquete eletrônica do Hospital de Traumas de Natal:

http://www.youtube.com/watch?v=7m947pHwD3A&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário