Pages

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rosalba Ciarlini acompanha início de obras do Sistema Adutor Carnaúba dos Dantas

Adutora Carnauba dos Dantas_Demis Roussos (1)As obras do Sistema Adutor Carnaúba dos Dantas foram iniciadas e na tarde desta segunda-feira (17), a governadora Rosalba Ciarlini visitou o canteiro da obras que vai captar água do Açude Boqueirão, em Parelhas, o quarto maior reservatório do estado com capacidade para 48 milhões de metros cúbicos.

“Essa é uma obra que vai trazer vida a essa região, porque levará água de Parelhas a Carnaúba dos Dantas e vai garantir abastecimento pelos próximos 20 anos”, disse a Governadora, acompanhada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales.

Adutora Carnauba dos Dantas_Demis Roussos (2)O Sistema Adutor Carnaúba dos Dantas terá 25 km de extensão e vazão de 32 litros por segundo. Sua conclusão está prevista para junho de 2013. A obra da adutora está orçada em cerca de R$ 11 milhões e vai beneficiar 3.500 famílias nas comunidades de Juazeiro e Santo Antônio da Cobra, além do município de Carnaúba dos Dantas.

Será instalado no reservatório do açude Boqueirão, um equipamento tipo flutuante com duas bombas submersas para captação de água que passará por uma estação de tratamento (ETA) e depois para uma estação elevatória de água tratada. Nas comunidades de Juazeiro e Cobra serão utilizados os reservatórios já construídos pelo Programa de Convivência com o Semiárido (PSP). Será aproveitada também a rede de distribuição de água construída pelo mesmo programa.

Perto do município de Carnaúba dos Dantas, será construída uma estação elevatória que mandará, por gravidade, a água que será distribuída para a cidade. Este complexo instalado permitirá uma oferta de 32 litros de água por segundo. Um detalhe relevante é que o sistema será todo automatizado, aumentando assim sua eficiência.

Também acompanharam a governadora Rosalba Ciarlini na visita o diretor do Idema, Gustavo Szilagy, e o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário