Pages

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Governadora vistoria obras de saneamento e abastecimento de água em Parelhas

Saneamento Parelhas_Demis Roussos (1)Saneamento Parelhas_Demis Roussos (3)Após cumprir agenda na cidade de Cruzeta na manhã desta segunda-feira (17), a governadora Rosalba Ciarlini continuou a visitação a mais uma cidade da Região do Seridó, seguindo para o município de Parelhas. No bairro de São Sebastião, Rosalba Ciarlini vistoriou o progresso das obras de ampliação do esgotamento e sistema sanitário da cidade e reiterou meta anunciada de sanear pelo menos 80% de todo o território do Rio Grande do Norte, através do incentivo para a formação de parcerias e alocação de recursos para a ampliação, instalação e melhoria das condições sanitárias do Estado.

“Investir em saneamento é uma decisão que muitos gestores não gostam de tomar, pois são obras que modificam a rotina dos moradores e depois ficam enterradas, diferente das obras que são feitas para aparecer. Mas penso que saneamento é saúde, eleva os índices de desenvolvimento humano dos municípios, do Estado e, além de tudo, promove saúde e qualidade de vida para a população, que deixa de conviver com esgotos e a contaminação das fontes de água”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Com o saneamento serão investidos R$ 8 milhões e 113 mil com recursos de parceria com a Funasa, beneficiando 21.596 habitantes. O prazo para conclusão dos trabalhos é para março de 2013.

O diretor presidente da Caern, Yuri Tasso, explica que com a ampliação serão instalados cerca de 35 quilômetros de tubulação, substituindo em alguns trechos encanamentos feitos de amianto, material atualmente desaconselhado para uso em encanamentos. “As tubulações do município de Parelhas foram construídas pelo DNOCS e remontam as décadas de 60 e 70, quando o PVC ainda não era utilizado”, explicou Yuri Tasso.

Segundo o gerente de fiscalização de obras da Caern, Alysson Dionízio, o sistema de saneamento contará com três lagoas – 01 facultativa e mais 02 para maturação - e 03 estações elevatórias. “Com essa obra, chegaremos a praticamente 100% de saneamento em Parelhas. Só não conseguimos atingir essa meta porque as cidades tem um crescimento constante e sempre ao final de uma obra, partes da cidade já expandiram”, afirmou Dionízio.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Além do saneamento, a cidade de Parelhas também contará como investimento de 300.508,79 reais de recursos próprios do Governo do RN utilizados através da Caern em obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município.

Também participaram da vistoria diretor geral do Idema, Gustavo Szilagyi; o secretário da SEARA, Rodrigo Fernandes; e o secretário da SEMARH, Gilberto Jales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário