Pages

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

EMPARN orienta produtor sobre os riscos das queimadas

Tocar fogo, além de degradar o solo é um risco constante, alerta especialista

Queimadas e destruição do meio ambiente,ao arrepio da legislação ambiental podem dar multa e cadeia. Quem faz o alerta é o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Manoel de Souza Araújo. Ele alerta o usuário do fogo e da queimada em área de matas: “é o pontapé inicial do esgotamento do solo, da degradação ambiental, da perda da biota e da desertificação, principalmente no semiárido, que constitui mais de 90% da superfície potiguar”. 

Formado em engenharia florestal em 1981 pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG) e mestre em Ciência Florestal por esta mesma Universidade (1992), Manoel Araújo tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura, Agrossilvicultura e Manejo Florestal Sustentado da Caatinga, atuando principalmente nos seguintes biomas: Caatinga, Agreste e Litoral úmido do Rio Grande do Norte. Na íntegra a entrevista:

1- Quais as principais causas de incêndios em matas, canteiros e outras áreas, neste período ano?

O triângulo do fogo é formado por fonte de calor + oxigênio + combustível. No caso do incêndio florestal, o combustível principal é a massa herbaceolenhosa disponível na superfície com baixa umidade ou seca. As causas mais comuns são as naturais ou atmosféricas: vento intenso, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. As causas de natureza antrópica são: incêndio intencional descontrolado, maldoso ou para limpeza de áreas a baixo custo, sem as devidas precauções como construção de aceiros, etc.; pontas de cigarros acesas, principalmente nas bordas de rodovias; fogueiras; queima inadequada de detritos, sem os cuidados necessários, brincadeira com fósforos ou fogos de artifício. No semiárido, principalmente no período da seca, as possibilidades de incêndios e as dificuldades de controlá-los aumentam significativamente. Deve realçar a existência dos piro maníacos, que colocam fogo em tudo e a qualquer hora, sem precauções.

2- Quais as principais conseqüências para a natureza?

Impacto sobre a estética paisagística e perda de massa florestal, com eliminação de espécies florestais e animais importantes, às vezes e raras e de difícil reprodução natural;  Efeitos negativos sobre a fauna superficial e aérea da área com perdas de animais silvestres de difícil locomoção;  Queima da matéria orgânica com perda dos micronutrientes e da micro fauna do solo, responsável pelas transformações e fertilizações locais com empobrecimento ou esgotamento acelerado do solo tornando- o degradado;

3- Há certa dificuldade em combater esse tipo de incêndio, por que?

Sim, principalmente os de cunho criminoso ou inconsequentes, colocados nas horas mais quentes do dia e em locais de difícil acesso, cujas frentes de combate chegam com atraso, com o fogo muitas vezes já fora de controle. 

4- Além do risco de propagação, também se perdem os nutrientes. Comente esses dois lados?

A queimada mal programada, sem as medidas de controle e feita nas horas mais ventiladas e quentes do dia levam a incêndios descontrolados e de propagação muito rápida, de difícil controle pelos agentes de combate. Como  conseqüência o solo perde a camada de matéria orgânica com seus nutrientes, a micro fauna transformadora ou mineralizadora, além de destruir o banco de sementes, raízes e tocos responsáveis pela regeneração natural da floresta nos seus diversos estratos, arbóreo, arbustivo e herbáceo.

5- No interior, principalmente, ainda existe a tradição de "tocar fogo"? Qual atitude será recomendada?

A primeira atitude é não fazer uso da queimada de forma alguma. O uso do fogo é o inimigo número um da natureza. Embora proporcione uma limpeza de baixo custo “um palito de fósforo apenas”, os desdobramentos negativos serão de médio e longo prazo, muito caros ao meio ambiente e conseqüentemente ao homem nele vivente. Más, se não tiver alternativa, a pessoa responsável pela queimada deve tomar todas as precauções necessárias visando evitar ao máximo um incêndio descontrolado. Neste caso, a queimada deverá ser feita nas horas mais frias e sem ventilação do dia, fazer aceiros na bordadura da área a ser queimada, usando a tática do contra-fogo para reduzir as possibilidades de o fogo saltar o aceiro e reiniciar em áreas não desejadas. Deixar o corpo de bombeiros em alerta para um possível descontrole do fogo. Também é necessário licença previa do órgão oficial de meio ambiente, no caso do RN, o IDEMA. 

6- Queimadas podem dar punição? 

Queimadas e destruição do meio ambiente, ao arrepio da legislação ambiental podem dar multa e cadeia. Por fim deixo o recado. O usuário do fogo e da queimada deve estar ciente de que o desmatamento, seguido da queimada ou apenas a queimada em área de matas é o pontapé inicial do esgotamento do solo, da degradação ambiental, da perda da biota e da desertificação, principalmente no semiárido, que constitui mais de 90% da superfície potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário