Pages

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Boi de Reis e Grupo de Frevo de Extremoz participam de Festival Folclórico na 18ª FIART

boisreis1A primeira atração da noite desta quarta-feira, 23, às 19h30, na área de shows da 18ª FIART, no Centro de Convenções de Natal, foi o grupo de Boi de Reis da Fundação de Cultura Aldeia do Guajiru, de Extremoz. O folguedo é originário do teatro popular medieval da península ibérica, sendo uma exaltação aos Santos Reis, compartilhando a prática ao auto do Bumba-Meu-Boi e chamou bastante atenção do público, que ocupou todas as cadeiras disponibilizadas na praça de alimentação, com muitas pessoas, também de pé. Três jurados, de diversos órgãos de cultura, avaliavam os grupos da Grande Natal e de cidades de outras regiões do estado.

Depois das apresentações dos grupos Xique Xique (Parnamirim), Cangaia (Parnamirim), Xaxado (Parnamirim) e Capoeira Celeiro de Bamba (Natal), foi a vez do Grupo de Frevo de Extremoz, acompanhados pelos metais e percussão da Banda de Música do município, que levantou o público com suas evoluções e animação. Os grupos folclóricos concorrem na nos dias 23 e 24 e na sexta-feira, 25, os quatro ganhadores se apresentam novamente na FIART, à partir das 19h30, quando receberão troféus, certificados e premiação em dinheiro, cujo valor não foi divulgado pela organização do festival.

Chamou a atenção de alguns profissionais da cultura a exigüidade de espaço do palco, pequeno para apresentação dos grupos folclóricos e parte do carpete que se soltou durante a apresentação do Frevo de Extremoz. A iluminação precária num palco cuja predominância da ornamentação era a cor preta, também foi notada.

Prioridade

Presente ao evento, o prefeito Klauss Rêgo disse – enquanto visitava os dois estandes montados pela prefeitura - que a cultura foi sempre prioridade durante o seu primeiro mandato e que continuará sendo incentivada durante o segundo mandato que se iniciou no dia 1º de janeiro.

“Extremoz já é uma referência na cultura do Rio Grande do Norte. Realizamos um dos maiores autos do estado, o de São Miguel Arcanjo, com mais de 140 atores da cidade, a festa de Santo Antonio, no período junino, que atrai milhares de pessoas para a cidade e os grupos folclóricos mantidos pela nossa fundação de cultura, a Aldeia do Guajiru, que inclusive, recentemente, ofereceu um curso de cinema realizado pelo ITEC. Posso dizer que estou feliz em ver esses dois grupos empolgarem o público da 18ª FIART”, avaliou o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo. (LS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário