Pages

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Operação Pedreira 1 combate desvio e venda ilegal de explosivos no Seridó em exclusividade Carnaúba dos Dantas

Uma operação conjunta, coordenada pelo Exército, foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (22) na região Seridó do RN com objetivo de coibir o desvio e venda ilegal de explosivos de pedreiras naquela região.

O trabalho, batizado de Operação Pedreira I, é desenvolvido pelo Exército, Polícias Federal, Civil e Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Tributação (SET), Receita Federal e Corpo de Bombeiros estão na operação.

Segundo informações do major Walnary Costa, comandante do 6º Batalhão, em Caicó, há informações que pedreiras na região podem estar irregulares. “A ideia é checar tudo nesses locais”, disse. Esses artefatos são bastante utilizados em pedreiras e britadores. Recentemente, quadrilhas têm usado explosivos para arrombar caixas eletrônicos em agências bancárias de várias cidades do RN.

O coronel João Gurgel, à frente da operação pela 7ª Região Militar do Exército Brasileiro, informou que a instituição tem, como uma de suas missões, o controle e fiscalização dos materiais explosivos utilizados nas pedreiras certificadas. “Esses materiais devem ser fiscalizados desde a sua produção, transporte, uso e estocagem. Pela legislação, todo esse manuseio deve ser filmado e registrado, inclusive se houver sobra de material, o qual deve ser reposto”, comentou o coronel.
Ele informou que durante a operação conjunta, o Exército manterá o apoio aos demais órgãos envolvidos com seis equipes com três militares em cada, totalizando 18 homens com capacidade de avaliação e monitoramento do material explosivo. “Nosso centro de operações está em Caicó, mas vamos agir em cinco localidades do Seridó com registro de pedreiras”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário