Pages

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Setur abre aula inaugural do Pronatec Copa na Empresa para profissionais da segurança pública

Renato Fernandes - PronatecA solenidade para início das aulas do Pronatec Copa na Empresa aconteceu na tarde desta sexta-feira (24) na Academia de Polícia Militar do Estado, com presença da governadora Rosalba Ciarlini, do secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes e do diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti.

As primeiras turmas são todas voltadas aos profissionais da segurança pública do estado e da cidade do Natal. São 350 inscritos, entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais e Estaduais para aulas gratuitas dos idiomas inglês e espanhol, com carga horária de 200 horas.

O Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa na Empresa, é uma promoção do Ministério do Turismo e Governo do Estado, via Secretaria do Turismo (Setur), e conta com a parceria da oferta de cursos do Senac para qualificação de profissionais.

A Setur coordenará o Pronatec Copa na Empresa no Rio Grande do Norte. A disponibilidade é de 2.239 vagas. Já são mais de 1,3 mil inscritos, entre eles, 591 oriundos da iniciativa privada, além dos 350 dos comandos de segurança, distribuídas em 20 turmas. Em agosto serão abertas mais 40 para a Polícia Rodoviária Federal.

Para o titular da Setur, a capacitação profissional em diversas áreas do segmento turístico será o maior legado deixado pela Copa de 2014. “Teremos o Aeroporto, a Arena das Dunas, mas a qualificação desses profissionais é oportunidade única de disputar mercado de trabalho, gerar renda para ele e para o Estado”.

Renato Fernandes ressaltou ainda que os diversos cursos oferecidos pelo Senac fortalecerão um potencial já reconhecido do Estado potiguar. “Essa capacitação agregará valor ao que nós temos de melhor: a receptividade, o carinho e o aconchego para com nossos visitantes”, frisou o secretário.

A governadora Rosalba Ciarlini também enfocou a necessidade de Natal estar preparada para receber bem o turista. “Somos um Estado do turismo. E é comprovado que a após a Copa o turista volta às cidades. Então é fundamental estarmos preparados para receber bem o turista, para que ele goste e volte a Natal após o evento”.

Adesão ao Pronatec

A equipe da Setur já visitou as seis cidades contempladas com o Pronatec Copa na Empresa no RN. O intuito foi mobilizar empresários da atividade turística a empregar seus funcionários nos 54 cursos oferecidos pelo Programa, para expandir, interiorizar e democratizar a oferta dos cursos.

Dos 54 cursos oferecidos, há hoje 14 cursos pactuados junto ao Senac e Senai, disponibilizados às cidades de Natal, Canguaretama, Baía Formosa, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul.

Podem participar empregados dos setores de hotelaria, alimentação fora do lar, agenciamento de viagens turísticas de emissivo e receptivo, organização de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas. A carga horária mínima é de 160 horas. O aluno recebe ajuda de R$ 2 a hora aula.

Os cursos são: governanta em meios de hospedagem; técnico de guia de turismo; agente de informações turísticas; espanhol e inglês aplicados a serviços turísticos; auxiliar de cozinha, recepcionista de eventos; monitor de recreação; organização de eventos; camareira em meios de hospedagem; garçon; padeiro/confeiteiro; e pizzaiolo.

Os cursos são geralmente ministrados no próprio local de trabalho, cedidos pelo empregador, na frequência e horário que melhor lhe convier. É vedada inscrição de menor de 18 anos ou a servidores públicos.

Para inscrições e dúvidas: 3232-5369 (Setur)

- Maria Eunice Ramalho Dieb

- Luana Fernandes

Site do Pronatec:

www.pronateccopa.turismo.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário