A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social apresentou na tarde desta quarta-feira, 9, o relatório parcial das ocorrências registradas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), do sábado, 5, até o final da manhã de hoje, onde ficou registrada a redução da quantidade de ocorrências e de assassinatos, quando a comparação é feita com o mesmo período do ano passado.
Os dados foram apresentados pelo secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha; comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva; comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Dantas Lisboa; delegado geral de Polícia Civil, Ronaldo Gomes e o secretário-adjunto da Segurança Pública e da Defesa Social, Silva Júnior.
O secretário Aldair da Rocha ressaltou o empenho das forças da Segurança Pública, para garantir um carnaval tranqüilo aos potiguares e visitantes, informando que foram apreendidas 33 armas de fogo, sendo 17 no interior e 16 na região metropolitana.
No ano passado, foram registradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) 1.116 ocorrências, enquanto que neste ano o número foi de 1.023, o que representa uma redução de 8,3%.
Em Natal, as regiões Leste, Sul e Norte tiveram menos ocorrências que em 2010, enquanto a região Oeste teve um acréscimo de 2,3%, passando de 298 para 305 atendimentos.
Com relação à quantidade de ocorrências que foram levadas às delegacias de plantão, o carnaval deste ano registrou 65 casos, contra 60 do ano passado.
O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) constatou o aumento de 15% nas ocorrências de trânsito, passando dos 107 registrados em 2010, para 123 neste ano.
HOMICÍDIOS
No interior do Rio Grande do Norte, foi o único assassinato na área dos festejos carnavalescos, ocorrido na cidade de Santa Cruz, quando o acusado de praticar o crime, usando uma faca, foi preso e autuado em flagrante delito.
Os outros casos de assassinatos registrados pelo Ciosp foram: Mossoró (3), Santo Antônio (1), Pau dos Ferros (1), Baraúna (1), Pedra Grande (2).
Em Natal e na Grande Natal, foram registrados pelo Itep três assassinatos - em 2010 foram cinco -, sendo dois na cidade de Parnamirim (Monte Castelo e Nova Parnamirim) e um no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste da capital.
O comandante geral da PM, coronel Araújo, disse que três armas de fogo foram apreendidas nas cidades de Upanema, Jucurutu e Lagoa Salgada, sendo os acusados presos em flagrante pela Polícia Militar.
O secretário-adjunto Silva Júnior ressaltou a participação da Guarda Municipal de Natal, pela primeira vez, integrando o Ciosp e colaborando com o sucesso da operação.
O delegado geral de Polícia Civil, Ronaldo Gomes, destacou a prisão de integrantes de uma quadrilha acusada de arrombar caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte e Paraíba. Após investigação dos serviços de inteligência das polícias Civil e Militar, oito pessoas foram presas na Redinha, na madrugada da segunda-feira, 7. Essa operação resultou, ainda, na apreensão de um quilo de maconha, quatro motocicletas e dois automóveis, além de um revólver, uma pistola e munição.
Ronaldo Gomes esclareceu que os presos têm ligação com outro bando desarticulado recentemente na cidade de Goianinha e que as investigações continuarão, na tentativa de prender mais envolvidos nos crimes.
Corpo de Bombeiros tem presença de destaque
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dantas, apresentou os dados obtidos até a manhã de ontem, informando que foram 75 ocorrências na Região do Seridó e 22 na Região Oeste, com atendimento a pessoas envolvidas em acidentes automobilísticos, desmaios, afogamentos, atendimento pré-hospitalar, descarga elétrica, queda de alturas, parturiente, entre outros, além de fiscalizar estabelecimentos comerciais e trios elétricos.
A seção de salvamento aquático do Grupamento de Busca e Salvamento livrou seis pessoas do afogamento e retirou três corpos de vítimas de locais onde os bombeiros não estavam no momento dos incidentes fatais.
OBS.: Os dados acima podem sofrer alterações, em virtude de algumas festividades que ainda ocorrem no Estado até o final desta quarta-feira, 9. Portanto, até à próxima segunda-feira, os resultados serão completamente contabilizados e divulgados por meio da Assessoria de Imprensa da Sesed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário