Pages

quinta-feira, 31 de março de 2016

Natal já é destino mais procurado do Nordeste na agência Decolar.com

O Governo do Estado tem marcado presença nos principais eventos do turismo nacional e internacional. Os efeitos desse investimento já são nítidos. Pesquisas locais e de operadoras e instituições nacionais apontam o crescimento do turismo no Rio Grande do Norte. Durante a WTM Latin América, que acontece em São Paulo até hoje (31), uma das principais agências virtuais de viagem – a Decolar.com – também apresentou planilha em que Natal aparece como destino mais procurado do Nordeste em 2015.

Outro dado chama a atenção na planilha: afora o turista brasileiro, com 58,69% da demanda, o argentino é quem mais procurou Natal, com praticamente o restante do percentual: 38,64%, seguido do Chile, com 1,87%. Desde o ano passado, o Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur), viabilizou um novo voo Buenos Aires/Natal, com ampla divulgação dos destinos potiguares na Argentina, que colaborou de forma direta com esse resultado.

“Nada vem por acaso. Tínhamos um déficit enorme de divulgação dos nossos destinos nos últimos anos, no plano nacional ou internacional. Vínhamos perdendo posições significativas nessas pesquisas e hoje não só revertemos o quadro, como estamos na liderança em muitas delas”, celebra o secretário de Turismo, Ruy Gaspar. A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressaltou a participação do RN em eventos de turismo e o foco em alguns mercados potenciais ao fomento do turismo potiguar.

Aninha tem participado de rodadas de negócios promovidas na WTM e uma demanda inusitada tem chamado atenção. “Recebi visita de pelo menos dez operadores peruanos em nosso estande. Eles estão em busca de novos destinos no Brasil e Natal está na preferência. Estão inclusive interessados em fam tours e press trips, que pretendemos viabilizar para também consolidar esse mercado para nosso Estado”, comemorou Aninha, que também recebeu operadores de outros países latino americanos, além da Alemanha, Espanha e Itália.

Entre as feiras e eventos de turismo realizadas ano passado com presença do Rio Grande do Norte, estiveram a rodada de negócios BNT Mercosul, no Chile e no Peru, e já com presença confirmada do Estado potiguar na edição deste ano, que acontece em Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Lima (Peru). A WTM também é evento presente no calendário do RN desde o ano passado. Este ano a participação se dá com dois estandes, sendo um viabilizado com recursos do RN Sustentável e outro no espaço do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário: