Pages

terça-feira, 18 de junho de 2013

Walter apresenta PEC da Segurança Pública Estadual

Dep. Walter AlvesA PEC prevê que orçamento estadual destine 9% para Segurança Pública

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa o líder do PMDB, deputado Walter Alves fez um relato de como estar à segurança pública no Rio Grande do Norte. O parlamentar defendeu mais investimentos na segurança e propôs uma PEC - Proposta de Emenda Constitucional, onde no orçamento estadual seja fixado um mínimo de 9% para segurança pública, hoje no orçamento é previsto 7%.

Walter lembrou que em no ano de 2011 a Polícia Militar teve investimento de pouco mais de 1 milhão e 400 mil. “O vizinho estado da Paraíba, investiu quase 6 milhões de reais”, disse Walter.

Durante seu pronunciamento Walter disse que a segurança pública precisa de mais pessoal, pois falta agentes, escrivões, delegados e policiais para atender a demanda do estado. “A deficiência vai de 1500 homens a 2500. Das 65 comarcas existentes no estado, em 22, faltam policiais civis, sejam agentes, escrivões ou delegados”, frisou.

“O resultado da falta de policiais e de toda a estrutura está no aumento da criminalidade. De janeiro a maio de 2013, de acordo com dados do SENASP- Secretaria Nacional de Segurança Pública aconteceram 471 assassinatos. O montante absurdo representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Walter.

Em seu relato o deputado peemedebista também lembrou que o ITEP, de acordo com informações do SENASP, tem uma das piores condições de trabalho, tanto na estrutura de pessoal, como na de equipamentos de trabalho(em comparação com outras unidades da federação.

Em aparte, a deputada Márcia Maia (PSB) afirmou que apenas 5% dos crimes do RN são elucidados. “Em proporção a situação do RN é pior que a do estado de São Paulo essa PEC terá meu apoio”, disse deputada.

A deputada Larissa Rosado (PSB) disse que na sua cidade de Mossoró são necessários cerca de 700 policiais e que o aumento da criminalidade é crescente. “Mossoró precisa. Mossoró quer paz”, afirmou.

Já o deputado Fábio Dantas também em aparte disse que comunga da mesma ideia de Walter. “A insegurança é real. Essa iniciativa eu comungo. A segurança precisa de mais recurso”, disse deputado Fábio Dantas (PHS).

“Falta de investimentos na saúde e segurança tem puxado o governo pra baixo. É o que ouço. É o que vejo e leio nos jornais. Me somo a sua luta”, disse o deputado Tomba Faria (PSB).

“Essa PEC vai dá oportunidade desta Casa discutir o orçamento do governo. Porque como contador me surpreendo com que faz esse orçamento”, disse o deputado George Soares (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário