Pages

quinta-feira, 20 de junho de 2013

SEMOSU inicia esgotamento de fossas no bairro Parque Dourado III

Rua Riacho do Maxixe 01A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SEMOSU) da Prefeitura de Currais Novos iniciou nesta semana, o esgotamento de fossas em alguns bairros do município. Mais de trinta residências do bairro Parque Dourado III já foram contempladas com essa ação. O secretário da SEMOSU, Ricardo Bezerra, informou que o esgotamento acontecerá durante dois meses em diversos bairros. “A solicitação pelo esgotamento de fossas é antigo por parte da população, e nós estamos trabalhando para atender a todas as solicitações”, disse Ricardo.

Calçamento


As obras de pavimentação e drenagem da Rua Riacho do Maxixe, no bairro Dr. José Bezerra, foram retomadas após a substituição das manilhas por canos de PVC, o que dará melhor eficiência ao saneamento da localidade que há muito tempo sofria com a obstrução e tamponamento das caixas coletoras de esgoto. A pavimentação e drenagem da rua estão em ritmo acelerado e deverá ser concluída até o início da próxima semana.

SAÚDE


Diagnóstico precoce da surdez é detectado através do Teste da Orelhinha


A audição é um dos mais importantes sentidos para o desenvolvimento da criança e fundamental para a evolução da linguagem. A perda na capacidade auditiva pode ser detectada através do Teste da Orelhinha, que é realizado nos primeiros dias de vida do bebê. Na Policlínica “Monsenhor Ausônio Araújo”, em Currais Novos, o teste é realizado todas as quintas-feiras pela fonoaudióloga Hebe Ramalho, que atende as demandas referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O teste é bem rápido, colocamos um fone que emite um som de fraca intensidade que recolhe as respostas que a orelha produz”, disse Hebe. José Eduardo, de apenas seis dias, apresentou uma ótima capacidade auditiva, segundo a fonoaudióloga. “É importante que as mães tragam seus bebês para que o diagnóstico precoce da surdez seja detectado”, afirmou. Caso algum bebê apresente problema na audição, outro teste é realizado, e se o diagnóstico persistir, o bebê é encaminhado para uma clínica especializada em Natal, onde será analisado o real motivo do problema. O Teste da Orelhinha é rápido e não machuca o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário