Pages

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Editoras potiguares representam RN na Feira do Livro de Frankfurt

Secultrn/FJA garante participação de oito editoras do RN em evento literário internacional, que traz visibilidade cultural ao Estado. Nesta terça, dia primeiro de outubro, às 9h, as editoras e os autores do RN que participam da Feira Internacional do Livro de Frankfurt tem audiência com a Governadora Rosalba Ciarlini.

Editoras e autores potiguares, participam de 9 a 13 de outubro da Feira internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha. O evento é a maior feira de livros do mundo também voltada para multimídia e comunicação, e esse ano terá o Brasil como país homenageado. Dia primeiro de outubro, terça feira, os autores e representantes das editoras Fundação Vingt-un Rosado, Queima Bucha, Sebo Vermelho, Una, Jovens Escribas, Sarau das Letras, RN Econômico e Manimbu, comparecem ao Salão Nobre do TAM para audiência com a governadora Rosalba Ciarlini.

Nesta oportunidade será apresentado o folder bilíngue preparado especialmente para a Feira, contendo foto das obras que estarão expostas com uma pequena biografia de cada autor. A Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza stand no pavilhão Brasil e o transporte das publicações. Confirmaram presença os poetas e escritores Diógenes da Cunha Lima, Nelson Patriota e a Professora Isaura Rosado, que estará em período de férias.  

A Feira terá 7.539 expositores distribuídos em dezenas de pavilhões, com 111 países participantes. Segundo dados da Câmara Brasileira do Livro, a estimativa é de que 290 mil pessoas visitem a feira.

RN ganha visibilidade com participação em feira literária

Um livro de pedra com um quilômetro quadrado, inscrito nos sertões calcários do Apodi há 10 mil anos, é um dos discursos fundadores da identidade das gentes que hoje passam genericamente por potiguares. Não é um livro de textos como muitas das editoras do Rio Grande do Norte apresentam hoje na Feira de Frankfurt. Mas sim, um conjunto de signos – aves, insetos, mãos – com valor de escrita numa cultura ágrafa.

Esta primeira manifestação da escrita por símbolos que datam de mais de 9 mil anos, está expressa nos paredões de calcáreo do Lajedo da Soledade, em Apodi (RN), e se repete em vários outros sítios arqueológicos do Rio Grande do Norte, como nos Alexandres, em Carnaúba dos Dantas, e nas muitas pedras letradas do sertão semiárido do Estado. Manifestações da inteligência dos homens primitivos que nos antecederam, preocupados em escrever por símbolos a crônica de nossas vidas.

Distante 10 milhões de anos, deste primeiro livro descrito pela Revista Perigo Iminente, na Feira de Frankfurt ultrapassamos os relatos de viajantes e cronistas que pontuaram os exotismos das tribos e a exuberância da paisagem e encontramos as editoras do Rio Grande do Norte que atenderam ao convite e, sem matriz pré definida, elegeram as obras que se mostram e nos mostram, enquanto povo e história, cultura e sentimentos de uma matriz cultural de origem europeia, indígena e africana.

Enfim, sob qualquer ângulo que se olhe, a literatura norte-rio-grandense exibe hoje um dinamismo que lhe confere uma identidade própria e singular, em meio à grande variedade de tendências e características das demais literaturas do Nordeste e do Brasil, garantindo brilho e prestígio aos seus autores e inspirando novas gerações de escritores, que, em todas as áreas, revelam novos e vigorosos talentos.

Serviço:

Presença do RN na Feira do Livro de Frankfurt – De 09 a 13 de Outubro. Alemanha.

Audiência com a Governadora Rosalba Ciarlini autores e editoras 01 de outubro à 9h. Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, Ribeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário