Pages

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Nós na Tela conta histórias do RN

geraldoMostra de Audiovisual Nós na Tela será realizada no período de 23 a 25 de setembro, no teatro de Cultura Popular. Os filmes exibidos foram produzidos por alunos das oficinas realizadas pelo interior do Estado desde 2008, sob a coordenação de Geraldo Cavalcanti.

Imagine você se transformar em ator, roteirista, produtor ou diretor de cinema de uma hora para a outra.  O Coletivo Nós na Tela trabalha com essa perspectiva em cidades do interior do RN, desde 2008, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura do RN, viabilizada por meio de patrocínio do BNB e BNDES. Através de cursos que beneficiaram diretamente cerca de 200 pessoas, em 30 cidades, foram produzidos curtas que serão exibidos na mostra Nós na Tela, no período de 23 a 25 de setembro, a partir das 19h, no Teatro de Cultura Popular. A entrada é gratuita.

Coordenador pelo cineasta Geraldo Cavalcanti, com direção de arte de Guaraci Gabriel, oficinas de interpretação por Silbene Sil, além de outros profissionais, a equipe passa um mês em cada cidade visitada, beneficiando as comunidades como um todo. "O Nós na Tela é um coletivo de profissionais ligados ao audiovisual. Nas oficinas, participamos mais intensamente do dia a dia de pessoas que sequer sonhavam em atuar no cinema”, explica Geraldo.

Os filmes que serão exibidos na mostra começam por Belísssima, realizado em Caicó na primeira leva do projeto, em 2008, e os demais foram produzidos a partir de 2010 (ver programação abaixo). A cada oficina, os alunos – de faixas etárias e graus de instrução variados – surgem os trabalhos baseados em argumentos que recontam histórias e “causos” dos lugares percorridos. “Estamos muito orgulhosos com o resultado das oficinas, porque as pessoas não se imaginam capazes de participar do processo de elaboração e produção de um filme”, destaca Geraldo.

As ações contribuem para melhorar a auto-estima das pessoas, que vêem suas histórias recontadas na tela. “A gente percebe como tem gente com intuição e sensibilidade”, frisa. Mantendo o objetivo de levar o cinema a quem nunca se permitiu sonhar enm realizar filmes, o Coletivo Nós na Tela ultrapassa as fronteiras do do RN, através de ideias compartilhadas em eventos internacionais, como é o caso de uma ação realizada no Ceduc em que reeducandos foram convidados a fazer desenhos sobre o que é liberdade.

As ilustrações foram impressas em camisetas e presenteadas a cineastas. “Teve uma repercussão tão boa que fomos convidados a ir para Nova York conhecer a Ghetto Film School, escola idealizada pelos cineastas Spike Lee e Danny Boyle”, disse. A equipe do Nós na Tela é formada por Geraldo Cavalcanti (direção), Guaraci Gabriel (direção de arte),  Silbene Sil (interpretação), Nilson Eloy (áudio), Suerda Morais (edição), Gidiel Freire (exibição), Raniere Fernandes e Amanda Oliveira (produção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário