Pages

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Prefeitura de Jardim do Seridó realiza com sucesso a Jornada Folclórica 2014

Folclore 2A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo e com as instituições de ensino do município (escolas públicas e privadas) realizou na noite desta sexta-feira, dia 22 de agosto, Jornada Folclórica 2014. Uma grande multidão marcou presença no evento em frente à Casa de Cultura.

As apresentações foram de caráter amador cultural e teve como objetivo incentivar crianças, adolescentes e jovens estudantes, além de valorizar os artistas locais e homenagear a cultura popular brasileira no Dia Nacional do Folclore. “A Jornada Folclórica faz parte do calendário cultural da cidade, sem perder o foco pedagógico, e já está a caminho de se tornar um patrimônio do município”, destacou o Prefeito Padre Jocimar Dantas.

Ao todo, foram 16 apresentações. Entre elas, Dança Escravos de Jó, Pot-pourris de Cantigas de Rodas, Dança do Coco, homenagem a Dominguinhos, Coral Maria Salete, Grupo Olodum, Grupo de Xaxado, Grupo de Violão nas Cordas do Saber, com a participação de alunos dos Núcleos de Educação Infantil, Unidades Escolares (Zona Rural) e as escolas municipais: Maria de Lourdes, Calpúrnia Caldas e Zélia Costa, além da Escolinha Aquarela do Saber e o Educandário Imaculada Conceição (EIC).

A última apresentação da noite ficou por conta do Grupo dos Negros do Rosário da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário de Jardim do Seridó, um patrimônio vivo do povo jardinense desde 1863, portanto, há 151 anos. Eles apresentaram a Dança do Espontão. Trata-se de uma dança guerreira com espontões, uma lança e uma bandeira branca, ao som de tambores trovejantes com acenos guerreiros, saltos e recuos defensivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário