Pages

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Secretário de Agricultura de Jardim do Seridó participa de reunião sobre o Garantia-Safra em Caicó

Janildo DantasO secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Janildo Dantas participou nesta quarta-feira (20) no auditório da 10ª DIRED em Caicó de uma importante reunião sobre o Programa Garantia-Safra, um seguro agrícola voltado para os agricultores e as agricultoras familiares, principalmente no Nordeste por haver mais incidências de secas, mas também em outras regiões do país, afetadas com as inundações em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50 por cento da produção.

Segundo Janildo Dantas, o encontro serviu para fazer uma retrospectiva desde 2012, ano da criação do Garantia-Safra e foram apresentadas novas diretrizes para 2014-2015. Estiveram presentes o delegado do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no RN, Raimundo Costa; coordenadora estadual do Garantia-Safra, Magnalda Fontoura; consultora do MDA, Geane Bezerra, gestor regional da EMATER/RN em Caicó, Edgar Alves e secretários municipais de toda a região, entre outros.

O programa é composto pela participação financeira da União, governos estaduais e municipais, além dos próprios beneficiários que entram com uma contrapartida. O valor total do benefício recebido pelos agricultores e as agricultoras familiares referentes ao ano de 2013 em Jardim do Seridó foi de R$ 720, dividido em cinco parcelas. Já para a frustação de safra de 2014 houve um amento e o valor será de 850 reais. “O próximo valor do boleto Garantia-Safra será R$ 14,90”, informou Janildo Dantas.

Em Jardim do Seridó as inscrições para os agricultores e agricultoras aderirem ao Garantia-Safra começaram no último dia 1º de agosto e prosseguem até 20 de dezembro de 2014, onde os boletos deverão ser pagos até 31 de janeiro de 2015. As vistorias de percas serão realizadas no período de 2 de abril a 30 de maio de 2015. “Quem já é cadastrado no programa, esse cadastro será renovado automaticamente”, concluiu Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário