Pages

sábado, 26 de maio de 2018

Cursos de licenciatura do IFRN recebem conceito 4 em avaliação do MEC CR

O Ministério da Educação (MEC) faz, periodicamente, avaliação dos cursos de nível superior. Em uma escala que vai de 1 a 5, as licenciaturas em Física, do Campus Santa Cruz, e de Química, do Campus Currais Novos, foram avaliadas com conceito 4 durante o processo de Renovação e Reconhecimento realizado pelo ministério. As avaliações, feitas a partir de análise de documentos fornecidos pelo curso e visita in loco, trouxeram as notas 4,75 para a organização didático-pedagógica; 4,55 para o corpo docente e tutorial; e 3,80 para infraestrutura do curso de Física.  Já o curso de Química teve notas de 4,15 para organização didático-pedagógica; 4,42 para corpo docente e tutorial; e 4,09 para infraestrutura.

Além da submissão de documentos para a comissão avaliadora, durante a visita aconteceram reuniões com membros da gestão, coordenadores do curso, docentes e discentes, além de vistoria às instalações físicas.

Os cursos

Segundo Tarcimária Gomes, diretora de Avaliação e Regulação do Ensino do IFRN, antes da formação do curso de Licenciatura em Física em Santa Cruz, via-se uma necessidade de professores de física com formação superior para ensino na educação básica pública na região. O curso é oferecido no turno noturno e em modalidade presencial e começou a ser ofertado no ano de 2012. Já o curso de Licenciatura em Química em Currais Novos abriu oferta de vagas ainda em 2008. A primeira turma se formou já 2013. As matrizes curriculares de ambos os cursos estão organizadas por disciplinas em regime de créditos, com período semestral. Já Andreilson Oliveira, diretor-geral do Campus Currais Novos disse que a nota alcançada só reforça o compromisso em oferecer cursos de qualidade; “mostramos que a expertise do IFRN não se restringe apenas aos cursos técnicos mas a todos os cursos oferecidos pela instituição”. declarou.

Coordenadores

Para o professor Roney Melo, coordenador do curso de Física, o conceito obtido é resultado de um esforço conjunto e da dedicação na condução do processo desde o início da atual gestão. "Assumimos a coordenação em junho de 2017 e desde então temos realizado um trabalho em conjunto com toda a gestão do campus, professores, técnicos administrativos, alunos e terceirizados para promover melhorias na oferta e desenvolver programas que pudessem contribuir com o desenvolvimento acadêmico", explicou.

Já Pio Antas, que coordena a licenciatura em Química no Campus Currais Novos, acredita que o conceito 4 na avaliação do MEC traz o reconhecimento do trabalho desenvolvido: “esse resultado traduz uma instituição forte, em termos acadêmicos e administrativos”, Para Pio, o nível de capacitação dos professores (são especialistas, mestres, doutores e pós-doutores) e a organização do campus são a garantia dos louros que o curso e o Instituto recebem. “Destaco ainda o trabalho do professor Jardel França, que foi coordenador nos últimos quatro anos”, concluiu o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário