Pages

terça-feira, 22 de maio de 2018

Quadrilhas especializadas em roubar carro de luxo vêm atuando na capital potiguar

Desde que foi roubado há cerca de três meses, no município de Monte Alegre, na Grande Natal, o carro particular do governador Robinson Faria (Toyota Hilux SW4 preta) ainda não foi recuperada e, provavelmente, não será mais vista no Rio Grande do Norte.

De acordo com a titular da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), Jamille Alvarenga, por se tratar de um carro de luxo, as quadrilhas com expertise em roubar esse segmento, geralmente clonam e vendem o veículo em outros Estados, por um preço de até 80% abaixo do valor de mercado.

“Já temos conhecimento que há um grupo agindo aqui no Rio Grande do Norte com foco em carro de luxo. Por ser justamente um carro mais fácil de ser localizado, eles levam para fora, seja com finalidade de venda ou para cometer assaltos, roubos e até sequestros. Já estamos investigando”, observou a delegada.

No dia 30 de abril passado, bandidos tomaram de assalto o carro (Toyota Hilux SW4 prata) do deputado federal Beto Rosado, na avenida Nascimento de Castro, em Lagoa Nova. Contudo, há duas semanas, o carro foi recuperado pelos investigadores da Deprov. Segundo a delegada, as placas já haviam sido adulteradas e, por motivo ainda desconhecido, se encontrava no estacionamento da rodoviária de Natal, no bairro Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal.

Uma das pistas que levaram os agentes a investigar a existência da quadrilha foi justamente o depoimento de uma vítima. Após tomar o carro dela de assalto em Natal, o bandido teria questionado: “Você tem seguro? Porque seu carro vai para fora e já tem dono esperando”. Jamille Alvarenga acredita que as quadrilhas são compostas por integrantes oriundos de outros estados, que conhecem bem a logística empregada no crime.

RANKING

De acordo com as estatísticas da DEPROV, do início deste ano até o último dia 18, os dez carros de luxo mais roubados/furtados no Rio Grande do Norte foram os seguintes: Toyota Hilux, Toyota Corolla, Mitsubishi L200, Fiat Toro, Ford Ecosport, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Ford Ranger, Honda City e Honda Civic. A marca mais visada pelos ladrões em Natal foi a Toyota, com 61 unidades da Hillux subtraídas e 47 recuperadas; e 37 unidades do Corolla levados e 33 recuperados.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança de Segurança Pública (SESED), em 2017, o Rio Grande do Norte registrou 8.326 roubos de carros e motocicletas – equivalente a um roubo de veículo por hora. Também no ano passado, o índice de recuperação de veículos roubados ficou entre 65% e 70%.

Via Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário