Pages

terça-feira, 2 de maio de 2017

Cosern promove festival “Tô Ligado na Energia” em escolas públicas do RN


Abertura será no auditório da Distribuidora na próxima 5ª feira (04) e o objetivo é oferecer,
de forma lúdica, conhecimento sobre o uso seguro e eficiente de energia a estudantes

Depois do sucesso em Salvador e Recife, chegou a vez de Natal receber o festival “Tô Ligado na Energia”, projeto de educação do grupo Neoenergia que vai ser desenvolvido no Rio Grande do Norte pela Cosern com apoio da Secretaria da Educação e da Cultura (Seec) do RN, no âmbito do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A estreia do Rio Grande Norte acontecerá na próxima quinta-feira (04), às 8h, no auditório do Edifício-Sede da Cosern (Baldo), com a presença dos estudantes e professores do Instituto Padre Miguelinho, que serão recepcionados pela Gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, Ana Mascarenhas.

Ao longo do dia, os participantes terão palestras sobre uso seguro e eficiente de energia elétrica, conhecerão os detalhes do Projeto Vale Luz e receberão kits educativos da Cosern para replicar os conhecimentos adquiridos no festival.


A novidade desta edição do Festival “Tô Ligado na Energia” é a entrada de um novo parceiro: a organização ambiental sem fins lucrativos WWF-Brasil. A ONG, que desde 2016 atua em parceria com as concessionárias do Grupo Neoenergia capacitando professores na área de energia e meio ambiente, é a responsável pela organização do festival em Natal e pela comunicação de todo o projeto (que envolve também oito escolas em Salvador e oito em Recife).

Nessa primeira edição potiguar do festival, quatro escolas públicas de Natal receberão o projeto. Depois do Instituto Padre Miguelinho (Alecrim), será a vez do Colégio Winston Churchill (Cidade Alta) no segundo semestre. A Cosern ainda negocia a entrada de mais duas escolas  no festival, dessa vez da rede municipal de Natal.

Ao longo de seis semanas, alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio dessas escolas participarão de diversas oficinas e atividades, sempre de forma conectada ao uso eficiente e seguro da energia. Para garantir o interesse desses jovens, o festival “Tô Ligado na Energia” acontece em formato de gincana, com formação de três equipes. As atividades são dinâmicas e valem pontos para o encerramento do projeto, chamado de “Dia Show”, quando será conhecido o grupo vencedor.

Todas as etapas do projeto poderão ser acompanhadas em tempo real no site (www.festivaltoligadonaenergia.com.br), em notícias assinadas pela redação ou pelos próprios alunos. Os cliques nos corações no final dos textos também valem pontos para as equipes participantes.

Entenda como funciona o Festival

A proposta do festival “Tô Ligado na Energia” é oferecer, de forma lúdica, o conhecimento sobre o uso seguro e eficiente de energia a estudantes de escolas estaduais no três estados em que o grupo Neoenergia está presente: Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Para deixar a proposta mais interessante e ter o real engajamento dos jovens, o aprendizado funciona em forma de gincana.

Em cada escola, os alunos se dividirão em três equipes (amarelo, azul e verde) e participarão de jogos e tarefas tendo como foco temas relacionados à energia. Os próprios alunos escolherão os líderes e blogueiros de cada equipe. Estes representantes participarão de uma capacitação especial e servirão como multiplicadores, sensibilizando para a mudança de hábitos de consumo, informando a comunidade e levando esses conhecimentos para casa. Todo o processo, incluindo a execução de exercícios de fixação, é acompanhado por pedagogos contratados para o Festival.

Oficinas
Os participantes também terão acesso às oficinas de capacitação e estarão mobilizados para o cumprimento de tarefas coletivas. Nas oficinas, os estudantes deverão, obrigatoriamente, trabalhar os conceitos aprendidos e produzir atividades artísticas que deverão ser apresentadas no encerramento do projeto, o chamado Dia Show. Neste evento, aberto aos pais e comunidade, será conhecida e premiada a equipe vencedora.

Meio ambiente
O Festival também trabalhará conceitos ligados ao meio ambiente, a exemplo da importância da reciclagem. Por isso, uma das tarefas especiais será o recolhimento de resíduos sólidos para o projeto Vale Luz, da Cosen, que prevê a troca desses materiais por desconto na conta de energia. Durante 25 dias, os alunos recolherão e acumularão materiais como ferro, aço, alumínio, papelão e garrafas PET para pesagem. No Festival, o desconto será destinado a instituições escolhidas pelas comunidades escolares – uma em cada comunidade.

Blogueiros
Cada equipe selecionará dois representantes para atuar como blogueiros do Festival. Os escolhidos passarão por um treinamento básico de produção, administração e publicação de conteúdo na plataforma WordPress. Cada equipe ficará responsável por alimentar o blog do Festival “Tô Ligado na Energia” com textos, imagens e vídeos produzidos pelos participantes, dentro e fora da unidade escolar, conteúdo sempre com temas voltados à temática do festival.

Dia Show
No último dia do projeto, será realizado em cada escola o Sábado Show, um grande evento que inclui a montagem de um palco especial na própria escola. Ali, os alunos apresentarão as atividades artísticas desenvolvidas, sendo julgados pelas performances, e terão de responder tarefas de conhecimentos específicos e gerais sobre energia. Outros pontos a serem avaliados são o engajamento que as equipes conseguirão por meio da movimentação do blog e a pesagem do material reciclável coletado para o Vale Luz. Será considerada vencedora do Festival “Tô Ligado na Energia” a equipe que obtiver maior pontuação.

SERVIÇO:
Lançamento do Festival “Tô Ligado na Energia”

Quinta-feira, 04 de maio, às 9h
Auditório do Edifício Sede da Cosern – Rua Mermoz, 150, Baldo, Natal.

Fotos: Maurício Cuca/Cosern/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário