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terça-feira, 3 de setembro de 2013

Criadora do método Bilingual Systemic, para crianças, vem a Natal avaliar ensino em inglês

A tendência atual nas escolas de todo o mundo é investir em formação bilíngue para os alunos em todos os níveis de educação. Em Natal, não poderia ser diferente. A pioneira desse tipo de ensino por aqui foi a Escola Lápis de Cor, quando adotou há sete anos o método Systemic. Aliás, a ELC também foi a pioneira no Brasil na implantação do método Bilingual Systemic, desenvolvido pela Systemic, uma empresa alagoana.

Esta semana, Anatevka Guedes, educadora, gerente da franquia e uma das desenvolvedoras do material didático adotado pela ELC, vem a Natal avaliar mais uma vez a qualidade do ensino bilíngue em inglês aplicado na Escola.

Ela lembra que o método da empresa é usado em mais de 10 estados, sendo que a referência no bilinguismo é a escola natalense Lápis de Cor. Pelo histórico de avaliações anteriores, ela constata por aqui uma equipe de professores com alto padrão de excelência, fluência e comprometimento. A despeito de o Brasil não ter uma legislação específica que determina qual a carga mínima de vivência em inglês em sala de aula em escolas bilíngues, Anatevka enaltece as 5 horas semanais empreendidas pela ELC em cada turma.

“Não adianta você ter uma carga muito maior [de inglês] e não conseguir cativar o aluno para que ele veja não só o idioma, mas sim, assuntos de outras disciplinas em inglês”, como revela Anatevka.

O método de ensino se baseia nas teorias de Language Acquisition e em abordagens como Content Based Instruction (CBI), amplamente utilizada para ensinar inglês a estrangeiros que frequentam escolas regulares nos Estados Unidos da América, e English as Medium of Instruction (EMI), agora em franca expansão no leste europeu e na Ásia.

Segundo as teorias de Language Acquisition, o aluno "adquire" (acquires) um idioma estrangeiro se for exposto a conteúdo relevante e compreensível de acordo com seu nível cognitivo. A expressão "aquisição" (acquisition) é utilizada para contrapor a "aprendizagem" (learning), já que, segundo a teoria, a primeira é um processo subconsciente enquanto a segunda é consciente. A grande vantagem da aquisição sobre a aprendizagem é a naturalidade com que a língua é incorporada pelo aluno.

Na próxima sexta, 06/09, tem o Spelling Bee em que os alunos do 2º ao 5º ano participam de uma competição de soletração. A ideia é demonstrar como os alunos da Escola Lápis de Cor dominam a compreensão e a escrita do Inglês. Além disso, são estimulados a falar outro idioma em um contexto que não seja a sala de aula.

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