Pages

terça-feira, 9 de maio de 2017

Estudantes do IFRN conquistam prêmio em mostra científica nos Estados Unidos

Os alunos Tabita Silva (Técnico integrado em Eletrônica), Gabriel Medeiros e Mariana Lima (Técnico integrado em Informática para Internet), do Campus Natal-Zona Norte do IFRN, conquistaram, neste domingo (7), o 3º lugar da categoria Meio Ambiente na 10ª edição da I-SWEEEP, que foi realizada entre os dias 3 e 7 de maio, no Texas, Estados Unidos. 

A disputa envolveu, além do Brasil, a participação de estudantes de cerca de setenta países. "Foi uma oportunidade imensa de contato com a comunidade científica. Vale salientar também que é extremamente importante o investimento do Campus para que esse tipo de ação continue e beneficie mais alunos", destacou Mariana. 

A pesquisa

O projeto premiado se propõe a recuperar mananciais de água contaminados com hidrocarbonetos, oriundos do petróleo e seus derivados, através da aplicação, em meio aquoso, de argilas organofilizadas. "As argilas, extremamente abundantes no Brasil, mostram-se como uma alternativa potencial para o tratamento de meios hídricos poluídos. Isso ocorre devido à variedade de argilas existentes e também às suas propriedades", explicou o professor Roberto Lima, orientador do trabalho.

De acordo com o pesquisador, é necessário reconhecer a importância da água como recurso natural essencial para a vida dos seres humanos, visto que pode ser utilizada para diversos fins, como a agricultura, as relações comerciais e a perpetuação da vida humana, dos animais e das plantas. 

"Considerando que a água é um recurso natural que não pode ser renovado, é de fundamental importância o seu uso correto. Devido a esse e outros fatores, percebemos a necessidade de criar uma alternativa barata e eficiente e que utilizasse um material de fácil acesso para descontaminar mananciais poluídos por hidrocarbonetos de petróleo, utilizando as argilas bentonita sódica e vermiculita, que atendem os requisitos propostos pela pesquisa", complementou o professor.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário