Pages

sábado, 20 de março de 2010

Cirurgia não muda planos e Iberê toma posse no dia 31

É considerada satisfatória a recuperação do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB)  após se submeter a cirurgia para retirada de um nódulo no pulmão esquerdo, na última quinta-feira. O último boletim médico divulgado pela equipe do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ele está internado, atestou que “a noite (após a cirurgia) foi ótima e hoje (ontem) o vice-governador se sente bem, se alimentando normalmente e conversando, tendo sido transferido para Unidade de Tratamento Semi-intensiva”.   Ele permanecerá internado até o início da próxima semana e embora o retorno ao Rio Grande do Norte ainda seja incerto, os médicos teriam garantido sua posse como novo chefe do Executivo Estadual, no próximo dia 31, após a desincompatibilização da governadora Wilma de Faria (PSB). A expectativa agora gira em torno do resultado da biópsia que revelará se o nódulo é de caráter benigno ou maligno. Menos de 24 horas após a cirurgia, o vice-governador afirmou ontem em seu twitter que está “animado, feliz e tuitando”. “Vou voltar para o RN com todo o gás”, declarou.
Iberê Ferreira está sendo acompanhado pelo cirurgião torácico e diretor clínico do Hospital Sírio-Libanês, Riad Younes, pelo oncologista Paulo Hoff e pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, este último médico pessoal do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A assessoria de imprensa do vice-governador informou que a cautela no retorno ao Rio Grande do Norte será necessária porque viagens de avião para recém-cirurgiados não são recomendadas pelos médicos.

O nódulo retirado do pulmão esquerdo de Iberê Ferreira media um centímetro e foi totalmente retirado, segundo sua assessoria de imprensa, com uma margem de segurança considerável. Os médicos conversaram ontem com o paciente e familiares e explicou sobre o procedimento a ser feito quanto a melhor e a pior das hipóteses, após o resultado da biópsia. Iberê Ferreira, segundo seus médicos, “foi salvo pela prevenção”. O especialista que o acompanha no hospital Sírio-Libanês teria dito, inclusive, que se houver necessidade de se fazer tratamento este será de intensidade leve. Ainda que não se tenha um resultado oficial sobre a procedência do tumor, uma vez que o exame ainda está sendo analisado, a probabilidade de ser o nódulo benigno ou maligno é de 50%, segundo os médicos.

A assessoria de imprensa do vice-governador enfatizou, contudo, que independente do resultado da biópsia a alta médica se dará no início da próxima semana, podendo o mesmo seguir uma vida normal.

Wilma Faria visita o vice no hospital

A governadora Wilma de Faria (PSB) visitou Iberê Ferreira ontem, por volta das 13 horas na Unidade de Terapia Semi-Intensiva do Hospital Sírio-Libanês. A conversa entre os chefes do Executivo Estadual girou em torno do restabelecimento do vice-governador e da data provável de seu retorno ao Rio Grande do Norte. A líder pessebista disse ao correligionário que podia ficar “tranquilo” que cuidará das movimentações por ele. A governadora estava sendo aguardada ontem à noite em Natal.

Iberê Ferreira tem sido acompanhado por familiares, amigos e por seus principais assessores desde que chegou em São Paulo na última sexta-feira (12) para realizar exames médicos de rotina e descobrir que teria que se submeter a uma cirurgia para retirada de um nódulo no pulmão esquerdo. O filho Joca Ferreira, vice-prefeito de Santa Cruz, encontra-se na capital paulista desde o início da semana, assim como o primo, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza. Entre os auxiliares mais próximos estão em São Paulo o diretor-geral da Emater, Luís Cláudio Macedo, o Chopp, a assessora de Comunicação, Juliana Celli, além de assessores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da qual o vice-governador é titular. Os deputados aliados Gustavo Carvalho (PSB) e Wober Júnior (PPS) também acompanham a estadia do pessebista em São Paulo, além do ex-prefeito de Santa Cruz, Luiz Antônio Tomba.

Vereadores admitem apoio a Iberê

Quando retornar ao Rio Grande do Norte, o vice-governador terá a sua espera os vereadores da Câmara Municipal de Natal (CMN) que aguardam um encontro para discutir a eleição deste ano. Embora ressintam-se da maneira como vêm sendo tratados pelo partido, praticamente a bancada inteira do PSB (à exceção de Enildo Alves e Dickson Nasser) disse estar disposta a unificar os discursos em prol da candidatura do vice-governador. Na última sessão desta semana, quinta-feira passada (18), o vereador bispo Francisco de Assis (PSB), crítico recorrente do que considerava “uma falta de prestígio dos vereadores com a cúpula pessebista”, disse estar animado com a reaproximação da diretoria da legenda com os edis da CMN. A primeira reunião entre os parlamentares municipais e o vice-governador estava marcada para ocorrer hoje, mas acabou sendo adiada em virtude da cirurgia para retirada de um nódulo no pulmão, que o futuro chefe do Executivo Estadual se submeteu ontem. Ainda não há uma nova data para o encontro. “Fico satisfeito dele (Iberê Ferreira) ter nos chamado para essa conversa e para que possamos participar das ações partidárias a partir de agora. De minha parte não guardo mágoas”, assegurou o parlamentar pessebista.

A proposta de uma reunião entre o vice-governador e a bancada de vereadores do PSB partiu do vereador Júlio Protásio, líder do partido na CMN. Ele enviou um ofício a Iberê Ferreira solicitando o encontro. Para a vereadora Júlia Arruda (PSB), o candidato do PSB se constitui hoje na pessoa que unificará o grupo pessebista, fragilizado desde a última eleição municipal, em 2008, quando houve divergências internas quanto ao apoio proposto pela governadora Wilma de Faria (PSB) à deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Os demais parlamentares municipais do PSB – Franklin Capistrano, Adenúbio Melo e Dickson Nasser (este último não tem se pronunciado sobre o assunto, embora seja, assim como Enildo, do grupo dissidente que tem acompanhado Rogério Marinho) – afirma não fazer objeção ao nome de Iberê Ferreira. “É nisso que apostamos. Na unificação do nosso grupo na Câmara”, finalizou Júlia Arruda. Da bancada evangélica, bispo Francisco de Assis e Adenúbio Melo têm sugerido o nome de algum religioso para a vaga de vice de Iberê Ferreira.

Rosalba deseja restabelecimento

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza recebeu manifestações de apoio de aliados e também de adversários pelo restabelecimento de sua saúde. Por meio do microblog twitter, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao governo do Estado, desejou sucesso na recuperação ao adversário no pleito. “Gostaria de aqui deixar meus votos de saúde e uma tranquila e rápida recuperação ao vice-governador Iberê Ferreira”, declarou a democrata.

O senador José Agripino Maia, também do DEM, chegou a telefonar para o vice-governador. “Desejei rápida recuperação a Iberê. Meu feeling é que vai dar tudo certo: caso diagnosticado em tempo”, enfatizou, também no twitter. Aliados até bem pouco tempo, como é o caso do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robinson Faria, não se pronunciaram sobre o estado de saúde do futuro chefe do Executivo Estadual.
Iberê Ferreira de Souza assumirá o governo do Estado nos próximos onze dias, em 31 de março, quando a governadora Wilma de Faria deixa o cargo para candidatar-se ao Senado. Em virtude da cirurgia a que foi submetido em São Paulo, a extensa agenda que vinha sendo programada para o vice-governador foi cancelada por tempo indeterminado. A expectativa de sua assessoria de imprensa é a de que já no início de abril a programação seja restabelecida e pode ser dado seguimento ao anteriormente programado.  Antes do diagnóstico da doença, estava prevista a  visita do vice-governador ao Governo nas Cidades, que ocorrerá durante todo o dia de hoje, no bairro Cidade da Esperança, em Natal, mas a exemplo de sábado passado, na Zona Norte, ele será representado pela governadora Wilma de Faria. Ela tem visitado todos os estandes representados pelas Secretarias de seu Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário