Pages

terça-feira, 23 de março de 2010

DICAS COM VETERINÁRIO MAX DE MARÇAL

 A IMPORTÂCIA DA VACINAÇÃO

Podemos dizer que as vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças e que estimulam o seu organismo a se proteger contra elas. Quando o animal é vacinado, o seu organismo têm a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção.

As vacinas disponibilizadas no mercado fornecem proteção contra várias doenças. As doenças mais comuns e que mais matam os nossos cães são: Leptospirose, Parvovirose, Hepatite Infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva. Sendo a Leptospirose e Raiva doenças classificadas como Zoonoses (doenças que o cão poderá transmitir ao homem ou vice-versa). Nos gatos, as doenças mais acometidas são: Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicivirose, Leucemia Felina e Raiva.

Para que cães e gatos recebam a vacina, é necessário que estejam saudáveis e livres de vermes e alimentando-se bem. Para isso devemos levar o filhote ao MÉDICO VETERINÁRIO, pois só ele tem condições de avaliar melhor a saúde do animal e assim, de acordo com o histórico do filhote e se possível também o da sua mãe, instituir o programa de vacinação mais adequado.

A seguir, temos o cronograma de vacinação. Instituído o esquema de vacinação, os proprietários devem ser rigorosos com as datas de reforço da vacina. Assim como na medicina humana, a prevenção ainda é o melhor remédio. 

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO - CÃO
                       Com 45 dias de idade
1ª dose da vacina óctupla
 Com 30 dias após a 1ª dose
2ª dose da vacina óctupla
 Com 30 dias após a 2ª dose
          3ª dose da óctupla + anti-rábica
ATENÇÃO: Deve ser realizado o reforço anual da óctupla e da anti-rábica.
 
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO - GATO
Com 45 dias de idade
                1ª dose da vacina quádrupla
          Com 30 dias após a 1ª dose
2ª dose da vacina quádrupla + anti-rábica
ATENÇÃO: Deve ser realizado o reforço anual da óctupla e da anti-rábica.

Os animais de produção (bovinos, caprinos...) também devem ser vacinados. São diversas as vacinas existentes para os diferentes animais de produção e as diferentes regiões. Algumas inclusive são obrigatórias em alguns estados, como é o caso da Febre Aftosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário