Pages

segunda-feira, 15 de março de 2010

Governadora inaugura Centro Tecnológico do Agronegócio


Em visita a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a governadora Wilma de Faria, inaugurou na manhã desta segunda-feira (15), o Centro Tecnológico do Agronegócio. Um espaço que estreita o relacionamento para a elaboração de projetos e pesquisas entre as universidades UFERSA e UFRN e às entidades ligadas ao agronegócio no Rio Grande do Norte.

No Centro Tecnológico do Agronegócio – CTARN – pesquisadores e produtores vão encontrar um espaço com condições físicas e logísticas apropriadas para a integração de esforços e ações que visem à solução de problemas que afetam o setor do agronegócio. O CTARN o quarto centro entregue pela governadora Wilma de Faria.

Durante a solenidade de inauguração, o reitor Josivan Barbosa, lembrou do esforço do atual governo para instalação do projeto que foi iniciado há seis anos e que hoje ao ser inaugurado se encontra em plena atividade. “Estamos nesse semestre, inclusive, recebendo cinco professores pesquisadores (Sênior), da CAPES, sendo dois pesquisadores da USP, que vão atuar no centro de apicultura”, exemplificou o reitor.

Na sede do CTARN também se encontra em funcionamento a Emparn, a Embrapa, o INCRA, o COEX e a Fundação Guimarães Duque. O projeto contempla a execução de obras novas e reformas, além da compra de equipamentos para 15 laboratórios e 06 estações experimentais pertencentes à UFERSA, à UFRN e à EMPARN, localizados nos municípios de Mossoró, Apodi, Ipanguaçu, Pedro Avelino, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal.

O reitor Josivan Barbosa também reconheceu em público a grande parceria desenvolvida pela UFERSA com o Governo do Estado, citando além do CETARN, a construção de Poços, por meio da Caern; o Centro de Exposição de Grandes Eventos; o Centro Vocacional Tecnológico da Agricultura e o apoio integral do governo no processo de transformação da ESAM em Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

“Incondicional, o apoio da governadora neste processo e continua firme com o nosso propósito de concretizar a expansão territorial da UFERSA para Caraúbas e Pau dos Ferros”, ratificou o reitor Josivan Barbosa, que espera para os próximos dias a liberação das vagas de docentes e agentes administrativos para os novos campi da UFERSA.

Para a governadora Wilma de Faria, o Centro Tecnológico do Agronegócio vem contribuir para o desenvolvimento do Estado ao promover o fortalecimento das cadeias produtivas, contemplando inicialmente a fruticultura tropical, a caprinocultura, a bovinocultura e a agricultura irrigada. “Estamos aliando num só espaço a pesquisa, a tecnologia e a educação que são instrumentos importantes para o desenvolvimento sustentável”, disse a governadora Wilma de Faria.

A governadora ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pela Fundação de Pesquisa do Rio Grande do Norte - Fapern – como instrumento para a realização de muitas parcerias. “Há seis anos criamos a Fapern que tem como saldo investimentos na ordem de R$ 70 milhões, em pesquisas e a UFERSA é um desses importantes parceiros voltado para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Com o CTARN cumpro o meu dever com a Universidade Federal do Semi-Árido”, ressaltou a governadora.

Além do CTARN, o Governo do Estado entregou outros Centros Tecnológicos, como o Centro Tecnológico da Aqüicultura, o Centro Tecnológico da Apicultura, o Centro Tecnológico do Queijo e o Centro Tecnológico da Mineração, este último será implantado nas dependências do IF-RN de Currais Novos até o final de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário