Pages

sexta-feira, 12 de março de 2010

Relatório de Rosalba sobre acordo entre Brasil e Jordânia é aprovado

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou hoje relatório da senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN) ao Projeto de Decreto Legislativo nº 872/2009, que aprova o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino Hachemita da Jordânia na área de Educação, assinado em Brasília, no dia 23 de outubro de 2008.
O acordo pretende fortalecer os laços de amizade entre os dois povos, por meio da cooperação educacional e interuniversitária entre os países. Estão previstos a formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores e o intercâmbio de informações e experiências em educação.
Para alcançar os objetivos, Brasil e Jordânia adotarão programas de intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores e elaborarão e executarão conjuntamente projetos e pesquisas em áreas a serem posteriormente definidas. Os dois países se comprometem a promover a difusão e o ensino da cultura e língua da outra parte em seu território.
Pelo acordo, há reconhecimento dos estudos entre os países. Aqueles de nível fundamental e médio ou equivalentes realizados em uma das partes terão garantia de imediato reconhecimento na outra parte por intermédio de suas instâncias governamentais competentes. Quanto aos diplomas e títulos acadêmicos obtidos em uma das partes, terão seu reconhecimento ou validação na outra parte sujeito a sua legislação nacional.
O acordo terá vigência por cinco anos, podendo ser automaticamente prorrogado por períodos iguais e sucessivos. "A cooperação entre os povos é princípio constitucional que rege nossas relações internacionais. Esse acordo reveste-se de importância especial, porque reforça esse tipo de relacionamento com uma importante nação do Oriente Médio, que se espera seja marcado pelo dinamismo e benefícios recíprocos", destacou, em seu relatório, a senadora Rosalba Ciarlini.
O senador Eduardo Suplicy (PT/RJ) foi designado relator Ad Hoc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário