Pages

terça-feira, 23 de março de 2010

TRE decide vincular coligações proporcionais às majoritárias

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) seguiu o entendimento do Ministério Público Eleitoral e, em resposta à consulta do Partido da República (PR), decidiu por unanimidade proibir a formação de alianças proporcionais distintas das majoritárias. Isso significa que as coligações proporcionais só podem se dar entre partidos que integrem a mesma majoritária, ou entre os que não se aliaram majoritariamente com nenhuma candidatura.

A decisão segue a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já havia determinado a vinculação entre alianças majoritárias e proporcionais. O PR entrou com a consulta de número 446 de 23 de fevereiro porque havia dúvidas sobre a interpretação da regra.  
No parecer, o juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, relator da consulta, determinou que “não pode haver coligação na proporcional diferente da majoritária”, acrescentando que “não é possível que partidos adversários na majoritária se coliguem na proporcional”.

Ainda segundo o parecer do juiz-relator, o partido pode se coligar livremente na proporcional, desde que não esteja coligado na majoritária. Marco Bruno observou também que “não é possível ter coligação diferente para estadual e outra parada federal”.

“Os partidos até podem fazer coligação, mas podem ter o registro cassado, caso alguém entre com recurso”, enfatizou o magistrado.

Com isso, complica-se a situação do PMDB, que havia decidido não fazer coligação majoritária para ficar livre com vistas à formação de alianças proporcionais. O principal objetivo do partido era fazer um “chapão” com o PR para a disputa estadual e federal. Entretanto, se o PR confirmar a disposição de se coligar majoritariamente com o PSB, a união com o PMDB fica impossibilitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário