Pages

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Diretor do Google aposta na integração da comunicação ‘online’ com a ‘offline’

Para Tiago Luz a publicidade, o jornalismo e as mídias devem usar a internet e os meios impressos para fazer comunicação.

Os mercados de comunicação das mídias online usadas através da internet e das offlines, usadas nos meios impressos foram temas da XIV Convenção do Comércio e Serviços, com foco na utilização da internet por parte dos empresários. O palestrante Tiago Luz, que integra a direção de Novos Negócios do Google no Brasil, explicou a importância da utilização da internet e de como garantir espaço e resultados com as mídias eletrônicas.
“O crescimento da rede online tem resultado na publicidade dentro e fora da internet. Eu apostaria na comunicação integrada entre o online e o offline, mas eu não acredito no fim do papel. Num futuro próximo, talvez já no presente, eu apostaria na mídia online e offline trabalhando de forma integrada. Existem pesquisas que explicam o após a leitura do anuncio offline, as pessoas vão para o online para checar e pesquisar para complementar as informações”, justifica.
Atualmente, a página do Google na internet possui mais de 66 milhões de internautas e recordistas em tempo de navegação, com 44 horas mensais, resultado de publicidade e de crédito pelos atores online que utilizam a internet por vários motivos.
Em um auditório lotado de empresários, o publicitário e diretor do Google Tiago Luz, palestrou sobre as boas perspectivas na economia do mundo e as oportunidades criadas pela Copa do Mundo. Ele acredita que a internet deve ser a principal ferramenta dos empresários. “O personagem que uso hoje, o Seu Rubens, criou sua mídia sozinho e em 15 minutos. Eu acredito em pessoas como ele e recomendo que todo vocês tentem, criem uma campanha da sua empresa e usem todas as ferramentas que a internet possui”, afirma.
Tiago destaca ainda que o meio online favorece a correção de informações e ainda que pode ser melhorada em tempo real. “Por exemplo, o Google é um espaço ótimo para os empresários incluírem as informações de sua empresa e ser encontrado mais facilmente”, garante.
Após a palestra “O mundo está mudando, a comunicação está mudando. E você, como vai aproveitar as oportunidades?”, o diretor da Google, conversou com os jornalistas e um dos pontos abordados foi o futuro do jornalismo. “O jornal impresso e o jornal eletrônico são elementos complementares. Eu não acredito no jornal sem a versão o online, mas é preciso rever o modelo de negócios do jornalismo atual. Acho importante ter o conteúdo online, eu apostaria nas redes sociais, no twitter principalmente, mas é importante ter um olhar mais atento pro online, não deixar o carro passar e ficar pra trás. Por outro lado é importante ter a mídia impressa, para que você possa falar com todo mundo e mais uma vez ter a comunicação integrada de todos”, frisa Tiago Luz.
O uso da banda larga no Brasil também foi abordado por Tiago Luz que defendeu a ampla utilização da internet e o aumento do uso. “A penetração de banda larga no Brasil, comparada com a média do mundo, não chega a ser próxima aos países de primeiro mundo, mas estamos bem avançados. Na América Latina somos o principal país em termos de penetração de banda larga”, argumenta Tiago Luz.
Em relação aos acessos do Google, o publicitário integrante da diretoria, explica que a página mais acessada em todo o mundo, varia em cada região dependendo da quantidade de população. “Quanto mais população, mas acessos. O Rio Grande do Norte tem acessos normais para a população”, detalha Tiago.
Hoje em dia, a internet é muito usada para relacionamentos, através do twitter e das páginas com conteúdo social. Sobre o assunto, o publicitário explica que o Orkut é um exemplo disso. “O Orkut é a cara do brasileiro, é um extrato, é o reflexo da sociedade brasileira na internet”, aponta.
Para incrementar a visitação das páginas na internet, Tiago Luz aconselha o uso da palavras chaves e fáceis para a pesquisa. “O Google possui um sistema que varre a internet em segundos e acha o assunto que o usuário esta pesquisando, através das palavras buscadas pelo usuário”, afirma.
Sobre a disposição das informações na pagina de cada empresa, Tiago Luz expõe a opinião “Quanto menos coisa tiver na página, melhor: na internet, menos é mais!”.
Durante a entrevista, Tiago Luz foi provocado a responder perguntas sobre a empresa e apesar de esconder respostas sobre os projetos futuros da Google, ele descreve a empresa. “O Google é uma empresa de publicidade, feita por matemáticos e engenheiros com informações na internet. Vivemos de publicidade e apostamos bastante na informação, porque queremos tornar a internet um território mais informativo, mais divertido e mais útil para todos nós”, disse.
A empresa tem 12 anos de operação e se renova a cada dia. “Trabalhamos sempre com o novo dentro do novo: é o que chamamos de muito novo! Queremos mostrar que a internet é uma boa aposta para todos”, conclui.
Sobre a possível previsão dos novos passos da Google no Brasil e no mundo, o diretor não comenta nada, apenas termina a entrevista sorrindo e dizendo que é “Impossível prever o
Google para os próximos anos”.
Tiago Luz é graduado em Comunicação Social pela faculdade PUC no Rio de Janeiro e Pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Imbe/Insper em São Paulo. Com experiência em outras empresas de comunicação na internet, Tiago Luz integra atualmente a diretoria de Novos Negócios do Google Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário