Pages

terça-feira, 31 de agosto de 2010

FÓSSIL DE DINOSSAURO DESCONHECIDO É ENCONTRADO NA ROMÊNIA

imageAnimal seria similar a um 'velociraptor' e teria vivido no período Cretáceo.
Descoberta foi divulgada em revista científica dos EUA.

Paleontólogos encontraram fóssil de animal similar ao velociraptor, um dos dinossauros mais conhecidos do período Cretáceo, entre 145,5 milhões e 65,5 milhões de anos atrás. A descoberta foi publicada na edição desta terça-feira (31) da revista científica Proceedings of the Natural Academy of Sciences.

Classificado como Balaur bondoc, os ossos da nova espécie representam o esqueleto do predador mais completo em áreas sedimentares referentes ao final de era Mesozóica na Europa. O nome dado ao animal significa algo como "dragão sólido".

A equipe esperava  encontrar espécies carnívoras na região, mas ficou satisfeita com a identificação de um animal tão incomum quanto o Balaur bondoc.

O predador tinha duas garras em cada pé e uma estrutura óssea diferente de espécies de ilhas, menores e mais primitivas. A identificação foi feita por causa do ambiente típico de arquipélagos que dominava aquela área da Europa há 70 milhões de anos, data possível para a espécie ter vivido.

"Mesmo com uma estrutura morfológica diferente, o Balaur é muito parecido a velociraptors e aos temidos dinossauros chineses", afirma Zoltan Csiki, paleontólogo da Universidade de Bucareste e um dos autores do artigo na revista norte-americana.

O fóssil permite identificar um animal com altura entre 1m82 e 2m13. "A descoberta nesta área do mundo mostra que, apesar do aspecto insular à época, haviam conexões com a terra firme no final do Cretáceo", diz Csiki. "Essa propriedade, que pode explicar espécies como o Balaur, não foi compreendida até recentemente."

fonte:g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário