Pages

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Governadora Rosalba Ciarlini participa do lançamento do SIGEduc

Governo do Estado do Rio Grande do Norte lançou, nesta quinta-feira (23), o Sistema Integrado de Gestão da Educação-SIGEduc, um sistema informatizado que mudará a cultura da gestão escolar da rede pública de ensino.

“Vejo aqui muitos semblantes pensativos, pois todos já presenciaram muitos planos que surgem, mas que depois morrem. Pois eu quero dizer a vocês que podem se animar, porque o SIGEduc nasceu para viver, e viver muito, ajudando vocês a melhorar a educação desse estado”, disse a governadora Rosalba Ciarlini ao iniciar seu discurso para os professores, diretores e gestores em educação presentes na solenidade.


O SIGEduc é um sistema pioneiro no país que integrará todas as escolas da rede estadual de ensino, informatizando suas atividades didático-pedagógicas e técnicas. Ele vai possibilitar aos alunos, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e às informações relacionadas às rotinas escolares. Por meio do sistema, o aluno fará sua matrícula, acompanhará suas notas, freqüências e conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da sua turma, receberá comunicados, terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola, entre outras informações.


“Precisamos saber o que anda acontecendo em nossas escolas, justamente para poder entender porque certas escolas não vão bem, ou onde o pouco que temos deve ser investido para termos o melhor resultado e esse sistema será uma ferramenta de trabalho para integrar as ações ajudando tanto os que estão na direção, quanto os que estão no dia a dia da sala de aula. Quero terminar essa administração retirando o Rio Grande do Norte do posto de lanterninha da educação porque nós estamos fazendo tudo o que é possível para avançar.” afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

Para a concretização do SIGEduc, o Governo do RN contou com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e do Ministério da Educação-MEC. Da UFRN veio a cessão do seu conhecido Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA. Do MEC/FNDE partiu o financiamento para a reengenharia e customização do SIGAA para a Educação Básica da rede pública. Em contrapartida, o sistema será disponibilizado para outros Estados e Municípios, tão logo esteja implantado.

“Hoje é uma data histórica para a educação do Rio Grande do Norte, esperamos que o SigEduc como uma política estruturante que vai mudar a cultura da gestão em educação como já foi colocado”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho

A secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho explica que a ferramenta adaptada para ser utilizada na educação básica já teve sua eficácia comprovada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte “Na UFRN esse sistema foi um dos responsáveis pelos extraordinários avanços qualitativos da instituição que hoje é referencia no país e deve trazer também grandes avanços qualitativos em sua adaptação feita para atender a educação do nosso estado. A governadora entendeu muito bem essa lógica. O MEC aportou os recursos e a UFRN cedeu o sistema e foi muito além, pois esteve sempre presente liderando as negociações junto ao Ministério da Educação e junto com José Carlos Wanderley Dias de Freitas, presidente do FNDE”, explicou Betânia.

Segundo a secretária, o SIGEDuc construído através da relação tripartite entre o MEC, a UFRN e o governo do estado do Rio Grande do Norte, é um claro esforço para que as ações em busca de uma educação de qualidade para nosso Rio Grande do Norte sejam alcançadas. Betânia Ramalho destacou também outras parcerias com o IFRN, o Sigaa, o sistema S, Uern, escoteiros e diversas secretarias e instituições do próprio governo como Proerd, ronda escolar, e tribunais.

“Com tantos parceiros podemos dizer então que a melhoria da educação é um projeto de todos, de toda a sociedade e que estamos e devemos passar sempre do discurso para a ação”, destacou Betânia Ramalho.

De acordo com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Angela Paiva, as parcerias fazem parte do plano de gestão da instituição. “É uma alegria que a UFRN em contribua mais uma vez com a educação do nosso estado, é importante dizer que a UFRN tem em seu plano de desenvolvimento institucional no atual plano de gestão até 2015, a integração da educação superior com a educação básica”, explicou a reitora.

E para fazer uma gestão de sucesso de políticas públicas, não basta planejar, é necessário ter dados, informações e diagnósticos. O fortalecimento das políticas de Tecnologia de Informação, que tem como resultados hoje os sistemas de informação, tem se mostrado um grande vetor para o sucesso do desenvolvimento das políticas públicas, e não apenas a gestão de dados acadêmicos, mas tivemos avanços com o sistema de gestão de patrimônio, de compras e de recursos humanos. São sistemas que também permitem ao gestor, a comunidade universitária e a sociedade em geral acompanhar, avaliar e gerar dados contribuindo para uma maior eficiência e otimização no uso dos recursos.

Também participaram da solenidade Marcos Montenegro, conselheiro do Tribunal de Contas do estado; o ex-reitor José Ivonildo do Rego, diretor do Instituto Metrópole Digital; Belchior de Oliveira Rocha, reitor do IFRN; Afonso Avelino Dantas, diretor regional do Senai; Ilza Galvão, diretora de desenvolvimento social do Sesc; Joaquim Oliveira, secretário adjunto da educação, pró-reitores da UFRN, diretores de unidades, diretores de escolas, professores e outras autoridades

Nenhum comentário:

Postar um comentário